sicnot

Perfil

Economia

BCE volta a aumentar níveis de liquidez para bancos gregos

O Banco Central Europeu (BCE) voltou hoje a elevar a liquidez de urgência aos bancos gregos, disse uma fonte financeira grega à agência de notícias francesa AFP.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

O montante do aumento de liquidez não foi avançado. Desde a passada quarta-feira é a quarta-vez que a instituição liderada por Mário Draghi atua para resolver os problemas de liquidez da banca grega, a braços com levantamentos em massa de dinheiro pelos cidadãos helénicos, preocupados com uma eventual saída do euro.

A decisão do BCE acontece um dia depois de o Conselho Europeu extraordinário de Bruxelas ter adiado a celebração de um acordo quanto ás reformas a adotar pela Grécia, de modo a garantir o financiamento e evitar entrar em default.

Lusa

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Itália tenta colocar migrações na agenda do G7 contra vontade dos EUA
    1:45
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.