sicnot

Perfil

Economia

Barreto Xavier defende plano estratégico de apoio às artes para evitar atrasos

Os programas de apoios às artes da Direção-Geral das Artes (DGArtes) devem ter "um plano estratégico plurianual" para que não haja atrasos na atribuição de verbas, defendeu hoje o secretário de Estado da Cultura.

Jorge Barreto Xavier, secretário de Estado da Cultura. (Lusa)

Jorge Barreto Xavier, secretário de Estado da Cultura. (Lusa)

Na última audição parlamentar desta legislatura, Jorge Barreto Xavier foi questionado sobretudo sobre os concursos de apoio às artes, o estatuto profissional dos bailarino e o plano estratégico para o eixo Belém-Ajuda, temas que originaram trocas de acusações entre partidos da coligação PSD-CDS/PP e os da oposição.

Sobre os apoios às artes, pela DGArtes, o secretário de Estado da Cultura lamentou os atrasos "verificados na concretização dos concursos".

"Não podemos ter estes atrasos sucessivos. É preciso um plano estratégico plurianual para que estas coisas não voltem a acontecer", disse Barreto Xavier, indo ao encontro de uma ideia já defendida na semana passada pela Associação de Profissionais das Artes Cénicas - Plateia.

A questão dos atrasos nos concursos foi chamada à audição parlamentar por causa dos apoios na modalidade bienal e anual, no valor de 3,9 milhões de euros, que foram lançados em dezembro de 2014. Os resultados finais foram enviados aos artistas a 29 de maio. E não houve fase de audiência de interessados para não adiar o processo de contratualização.

Jorge Barreto Xavier disse que "houve cortes não desejados no apoio às artes" e que a tutela "tentou compensar esses cortes".

"Em 2014 fomos ao Fundo de Fomento Cultural. Foi por isso que o concurso só abriu no final do ano", disse, referindo que foram transferidos 900.000 euros desse fundo para os concursos.

Questionado pelos deputados, Barreto Xavier sublinhou que "não há condições financeiras para um concurso extraordinário da DGArtes para 2015", para responder às estruturas culturais que foram excluídas dos concursos anteriores.

Na audição, o responsável pela cultura afirmou que foi retirado o projeto de lei sobre o estatuto profissional do bailarino, um dia depois dos bailarinos da Companhia Nacional de Baliado ter apresentado um pré-aviso de greve.

Barreto Xavier garantiu que a temporada 2015/2016 do Teatro Nacional de São Carlos será apresentada em julho, mas não confirmou a contratação do programador inglês Patrick Dickie para consultor artístico.

O secretário de Estado da Cultura anunciou ainda que a ampliação do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, em Lisboa, fica concluída com a inauguração dos espaços alargados a 15 de julho.






Lusa
  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.

  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC