sicnot

Perfil

Economia

ASAE apreende meia tonelada de carne imprópria no distrito de Coimbra

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou hoje a apreensão de meia tonelada de carne de suíno imprópria para consumo humano num centro de abate do distrito de Coimbra.

(Arquivo)

(Arquivo)

Em comunicado, a ASAE informa que na semana passada fiscalizou um estabelecimento de restauração e bebidas em Portimão, no distrito de Faro, tendo sido "detetadas carcaças de leitão sem marca de salubridade, suspeitas de serem introduzidas na rede de consumo, provenientes de abate clandestino".

Segundo o mesmo comunicado, as carcaças foram, contudo, "consideradas conformes para alimentação animal, pelo que se procedeu à sua doação ao canil municipal de Portimão".

Na sequência da investigação, a ASAE confirmou a proveniência da carne, tendo sido fiscalizado o respetivo centro de abate, situado no distrito de Coimbra.

Na ocasião, foi apreendida "meia tonelada de carne de suíno (37 carcaças de suíno adulto e de leitão), sem marca de salubridade" e considerada imprópria para consumo humano, no valor aproximado de 1.600 euros.

"O inquérito crime prosseguirá com a determinação pelo Ministério Público do destino a dar à carne apreendida", acrescenta o comunicado.


Lusa

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.