sicnot

Perfil

Economia

Agravamento do défice com despesa a crescer mais que a receita

O défice das administrações públicas atingiu os 868 milhões de euros em maio, menos 123 milhões do que no mesmo período do ano passado. Os dados da execução a que a SIC teve acesso revelam contudo que, em termos comparáveis, há um agravamento do défice com a receita a crescer menos que a despesa. 

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

A conta das Administrações Públicas registou um défice de 990 milhões de euros, uma deterioração de 108 milhões relativamente a 2014

Ao olhar apenas para o subsetor Estado também há uma deterioração de 216 milhões de euros, com o défice a aproximar-se dos 2,6 mil milhões. 

Os gastos do estado aumentaram quase 5,5%. A fatura com pessoal voltou a subir e os encargos com juros dispararam.

Já do lado da receita a subida foi de 4,8%. Só em impostos, o Estado arrecadou até maio mais de 15 mil milhões de euros. 

As maiores subidas de receita foram registadas nos impostos indiretos, sobretudo no imposto sobre veículos, no imposto único de circulação e no IVA.
  • Rebeldes sírios e Daesh confrontam-se na cidade de Al-Bab
    0:44

    New Articles

    Depois da operação militar da Turquia na cidade síria Al-Bab, os rebeldes sirios retomam os confrontos diretos com militantes do Daesh. Foram hoje reveladas imagens publicadas numa rede social, que mostram a cidade de Al-Bab, um dos principais alvos dos combates entre a Turquia e o aliados ocidentais, o Daesh e alguns dos rebeldes que lutam contra o regime de Bashar Al-Assad.