sicnot

Perfil

Economia

Agravamento do défice com despesa a crescer mais que a receita

O défice das administrações públicas atingiu os 868 milhões de euros em maio, menos 123 milhões do que no mesmo período do ano passado. Os dados da execução a que a SIC teve acesso revelam contudo que, em termos comparáveis, há um agravamento do défice com a receita a crescer menos que a despesa. 

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

A conta das Administrações Públicas registou um défice de 990 milhões de euros, uma deterioração de 108 milhões relativamente a 2014

Ao olhar apenas para o subsetor Estado também há uma deterioração de 216 milhões de euros, com o défice a aproximar-se dos 2,6 mil milhões. 

Os gastos do estado aumentaram quase 5,5%. A fatura com pessoal voltou a subir e os encargos com juros dispararam.

Já do lado da receita a subida foi de 4,8%. Só em impostos, o Estado arrecadou até maio mais de 15 mil milhões de euros. 

As maiores subidas de receita foram registadas nos impostos indiretos, sobretudo no imposto sobre veículos, no imposto único de circulação e no IVA.
  • Condutora que atropelou peregrinos "internada compulsivamente"

    País

    A condutora do veículo que hoje atropelou seis peregrinos na Estrada Nacional 365, em Alcanena, apresentava problemas do foro psicológico e teve de ser internada compulsivamente. O atropelamento esta madrugada fez uma vítima mortal, um homem, e feriu cinco pessoas, uma das quais em estado grave.

  • Maduro deve ser reeleito em eleições contestadas pela oposição
    1:46

    Mundo

    Os venezuelanos elegem hoje o Presidente que deverá estar à frente do país até 2025. Há quatro candidatos, mas Nicolás Maduro é o favorito na corrida. A oposição apelou ao boicote e vários países da América e das Caraíbas, os EUA e a UE já avisaram que não reconhecerão resultados de uma eleição que não é livre nem transparente.

  • A solução de Elon Musk para os engarrafamentos em Los Angeles
    1:23