sicnot

Perfil

Economia

Agravamento do défice com despesa a crescer mais que a receita

O défice das administrações públicas atingiu os 868 milhões de euros em maio, menos 123 milhões do que no mesmo período do ano passado. Os dados da execução a que a SIC teve acesso revelam contudo que, em termos comparáveis, há um agravamento do défice com a receita a crescer menos que a despesa. 

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

A conta das Administrações Públicas registou um défice de 990 milhões de euros, uma deterioração de 108 milhões relativamente a 2014

Ao olhar apenas para o subsetor Estado também há uma deterioração de 216 milhões de euros, com o défice a aproximar-se dos 2,6 mil milhões. 

Os gastos do estado aumentaram quase 5,5%. A fatura com pessoal voltou a subir e os encargos com juros dispararam.

Já do lado da receita a subida foi de 4,8%. Só em impostos, o Estado arrecadou até maio mais de 15 mil milhões de euros. 

As maiores subidas de receita foram registadas nos impostos indiretos, sobretudo no imposto sobre veículos, no imposto único de circulação e no IVA.
  • Descida da TSU inconstitucional?
    2:37

    TSU

    Especialistas ouvidos pela SIC põem em causa a constitucionalidade da descida da Taxa Social Única dos patrões, como contrapartida pelo aumento do salário mínimo. Como se trata de um imposto pago pelas empresas, só o Parlamento pode decidir uma alteração nas taxas. Neste caso, o Governo decidiu sozinho.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.