sicnot

Perfil

Economia

Famílias poupam menos e consomem mais

As famílias portuguesas estão a poupar menos e a consumir mais. A taxa de poupança recuou para 6,8% rendimento disponível.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

O valor relativo aos primeiros três meses é o mais baixo dos últimos sete anos.  Desde 2008 que as famílias não poupavam tão pouco. 

Apesar dos rendimentos disponíveis terem melhorado tendo em conta o mesmo período ano passado, o aumento do consumo foi superior o que fez baixar o nível de poupança.

Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística. 

O aumento da confiança e a melhoria das perspectivas de trabalho poderão explicar a quebra nos níveis de poupança das famílias.
  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.