sicnot

Perfil

Economia

Rússia torna-se o maior fornecedor de petróleo à China

 A Rússia tornou-se o maior fornecedor de petróleo à China, ultrapassando a Arábia Saudita, enquanto Angola se mantém no segundo lugar, indicam estatísticas da Administração-Geral das Alfândegas chinesas citadas hoje na imprensa oficial.

© Sergei Karpukhin / Reuters

Em maio passado, a China importou da Rússia uma média 927.000 barris de petróleo por dia, mais 20% do que no mês anterior, enquanto as suas importações da Arábia Saudita caíram 42%, para 722.000 barris/dia, durante o mesmo período. Um barril tem cerca de 159 litros.

Foi a primeira vez em quase uma década que a Rússia liderou as importações chinesas de petróleo, assinalou o China Daily.

"A débil economia da Rússia necessita de ajuda da China. O petróleo tornou-se um instrumento efetivo da sua cooperação estratégica e politica", disse um analista citado por aquele jornal.

A cooperação sino-russa na área da energia não se limita, contudo, ao petróleo.

O ano passado, os dois países assinaram um acordo de 400.000 milhões de dólares para o fornecimento anual de 38.000 milhões de metros cúbicos de gás natural russo à China durante três décadas.

Segunda maior economia mundial, a seguir aos Estados Unidos, a China já é também o segundo maior consumidor de petróleo do planeta e importa mais de metade do que consome.

Lusa
  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália, divulgaram os média locais citando as equipas de socorro. As autoridades italianas admitem a existência de cerca de 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..