sicnot

Perfil

Economia

Taxistas manifestam-se em França contra "concorrência selvagem"

galeria de fotos

Centenas de táxis convergiram hoje para os aeroportos e principais vias de circulação de Paris e das principais cidades francesas para denunciar a "concorrência selvagem" da aplicação móvel UberPOP, de transporte privado, criando fortes perturbações no trânsito.

© Charles Platiau / Reuters

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Jean-Paul Pelissier / Reuters

© Jean-Paul Pelissier / Reuters

© Charles Platiau / Reuters

© Charles Platiau / Reuters

© Jean-Paul Pelissier / Reuters

© Charles Platiau / Reuters

© Charles Platiau / Reuters

© Charles Platiau / Reuters

© Charles Platiau / Reuters

© Jean-Paul Pelissier / Reuters

© Charles Platiau / Reuters

Num clima tenso, segundo a agência de notícias francesa AFP, centenas de táxis concentraram-se, logo às primeiras horas da manhã, em torno do aeroporto Roissy-Charles-De-Gaulle, a norte de Paris, bloqueando os acessos a três terminais.

Na capital francesa, os acessos à Gare du Nord (estação de comboios) estavam também bloqueados pela ação dos motoristas de táxi, relatou a AFP.

"O objetivo é ocupar o espaço", declarou o responsável da central sindical CGT Karim Asnoun. Abdel Ghalfi, do sindicato CFDT, disse que os taxistas pretendem fazer passar "mensagens fortes", até porque se "viram obrigados a passar a uma fase de radicalismo" no protesto.

Cerca das 05:00 de Lisboa, as forças antimotim foram obrigadas a intervir para desimpedir a via circular de Paris ("le périphérique"), que estava bloqueada numa das suas 'portas' mais utilizadas, a oeste, perante um cheiro a fumo e num ambiente de explosões de petardos e de caixotes do lixo tombados.

No "périphérique", um motorista de VTC (viaturas de transporte com condutor) viu os seus pneus furados e foi obrigado a sair da sua carrinha, que os grevistas tentaram em seguida virar, antes da intervenção das forças de segurança, relatou um jornalista da AFP.

Em Toulouse (sudoeste de França), uma quarentena de táxis bloqueavam o case à estação de comboios cerca das 06:00 e uma centenas de outros retardavam o acesso ao aeroporto.

Em Marselha, no sul, a mobilização dos taxistas perturbou a circulação nas vias de acesso ao aeroporto, numa altura em que uma centena de veículos "filtravam" a entrada num túnel rodoviário.

Os taxistas, que respondem ao apelo á mobilização do conjunto dos seus sindicatos, exigem a suspensão do serviço UberPOP e a aplicação das leis que proíbem o transporte clandestino de passageiros.

Lusa
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47