sicnot

Perfil

Economia

Venezuela e Grécia preparam acordo de cooperação energética

A Venezuela e a Grécia estão a preparar uma série de acordos de cooperação bilateral, um deles em matéria de cooperação energética, avança esta sexta-feira a imprensa venezuelana, citando um comunicado do ministério grego de Energia.

Segundo o diário económico El Mundo, os acordos vão ser assinados durante uma visita, atualmente em preparação, do ministro grego de Reconstrução Produtiva, Meio Ambiente e Energia, Panayotis Lafazanis. (Arquivo)

Segundo o diário económico El Mundo, os acordos vão ser assinados durante uma visita, atualmente em preparação, do ministro grego de Reconstrução Produtiva, Meio Ambiente e Energia, Panayotis Lafazanis. (Arquivo)

© Emmanuel Foudrot / Reuters

Segundo o diário económico El Mundo, os acordos vão ser assinados durante uma visita, atualmente em preparação, do ministro grego de Reconstrução Produtiva, Meio Ambiente e Energia, Panayotis Lafazanis.

"O ministro (grego) visitará, num futuro imediato, a República Bolivariana da Venezuela, onde firmará um memorando de cooperação energética, com o seu homólogo venezuelano de Petróleo e Minas, Asdrúbal Chávez", explica.

O comunicado de imprensa foi divulgado após uma reunião ocorrida hoje, entre o ministro, Panayotis Lafazanis, e o embaixador da Venezuela em Atenas, Farid Fernández.

Estão a ser planificados "uma série de contatos (do ministro grego), com altos cargos do Governo venezuelano e está programada a assinatura, de parte de altos cargos de ambos países, de uma série de acordos bilaterais de conteúdo económico e comercial", sublinha.

Sem precisar a data prevista para a visita do ministro a Caracas, a imprensa venezuelana diz que durante o encontro foram "examinadas as possibilidades de uma cooperação mutuamente benéfica no abastecimento de produtos (derivados) de petróleo a preços competitivos" assim como a cooperação em matéria de investigação e extração de hidrocarbonetos.
Lusa
  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.