sicnot

Perfil

Economia

Venezuela e Grécia preparam acordo de cooperação energética

A Venezuela e a Grécia estão a preparar uma série de acordos de cooperação bilateral, um deles em matéria de cooperação energética, avança esta sexta-feira a imprensa venezuelana, citando um comunicado do ministério grego de Energia.

Segundo o diário económico El Mundo, os acordos vão ser assinados durante uma visita, atualmente em preparação, do ministro grego de Reconstrução Produtiva, Meio Ambiente e Energia, Panayotis Lafazanis. (Arquivo)

Segundo o diário económico El Mundo, os acordos vão ser assinados durante uma visita, atualmente em preparação, do ministro grego de Reconstrução Produtiva, Meio Ambiente e Energia, Panayotis Lafazanis. (Arquivo)

© Emmanuel Foudrot / Reuters

Segundo o diário económico El Mundo, os acordos vão ser assinados durante uma visita, atualmente em preparação, do ministro grego de Reconstrução Produtiva, Meio Ambiente e Energia, Panayotis Lafazanis.

"O ministro (grego) visitará, num futuro imediato, a República Bolivariana da Venezuela, onde firmará um memorando de cooperação energética, com o seu homólogo venezuelano de Petróleo e Minas, Asdrúbal Chávez", explica.

O comunicado de imprensa foi divulgado após uma reunião ocorrida hoje, entre o ministro, Panayotis Lafazanis, e o embaixador da Venezuela em Atenas, Farid Fernández.

Estão a ser planificados "uma série de contatos (do ministro grego), com altos cargos do Governo venezuelano e está programada a assinatura, de parte de altos cargos de ambos países, de uma série de acordos bilaterais de conteúdo económico e comercial", sublinha.

Sem precisar a data prevista para a visita do ministro a Caracas, a imprensa venezuelana diz que durante o encontro foram "examinadas as possibilidades de uma cooperação mutuamente benéfica no abastecimento de produtos (derivados) de petróleo a preços competitivos" assim como a cooperação em matéria de investigação e extração de hidrocarbonetos.
Lusa
  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.