sicnot

Perfil

Economia

Venezuela e Grécia preparam acordo de cooperação energética

A Venezuela e a Grécia estão a preparar uma série de acordos de cooperação bilateral, um deles em matéria de cooperação energética, avança esta sexta-feira a imprensa venezuelana, citando um comunicado do ministério grego de Energia.

Segundo o diário económico El Mundo, os acordos vão ser assinados durante uma visita, atualmente em preparação, do ministro grego de Reconstrução Produtiva, Meio Ambiente e Energia, Panayotis Lafazanis. (Arquivo)

Segundo o diário económico El Mundo, os acordos vão ser assinados durante uma visita, atualmente em preparação, do ministro grego de Reconstrução Produtiva, Meio Ambiente e Energia, Panayotis Lafazanis. (Arquivo)

© Emmanuel Foudrot / Reuters

Segundo o diário económico El Mundo, os acordos vão ser assinados durante uma visita, atualmente em preparação, do ministro grego de Reconstrução Produtiva, Meio Ambiente e Energia, Panayotis Lafazanis.

"O ministro (grego) visitará, num futuro imediato, a República Bolivariana da Venezuela, onde firmará um memorando de cooperação energética, com o seu homólogo venezuelano de Petróleo e Minas, Asdrúbal Chávez", explica.

O comunicado de imprensa foi divulgado após uma reunião ocorrida hoje, entre o ministro, Panayotis Lafazanis, e o embaixador da Venezuela em Atenas, Farid Fernández.

Estão a ser planificados "uma série de contatos (do ministro grego), com altos cargos do Governo venezuelano e está programada a assinatura, de parte de altos cargos de ambos países, de uma série de acordos bilaterais de conteúdo económico e comercial", sublinha.

Sem precisar a data prevista para a visita do ministro a Caracas, a imprensa venezuelana diz que durante o encontro foram "examinadas as possibilidades de uma cooperação mutuamente benéfica no abastecimento de produtos (derivados) de petróleo a preços competitivos" assim como a cooperação em matéria de investigação e extração de hidrocarbonetos.
Lusa
  • "O Governo elegeu o PSD e o CDS-PP como uma espécie de forças do mal"
    1:06

    País

    Pedro Passos Coelho diz que seja quem for o próximo líder do PSD, dificilmente o radicalismo do Governo vai permitir que exista diálogo. Depois de António Costa ter dito que a relação com o PSD vai melhorar com a futura liderança, Passos diz que foi o Governo que encarou sempre a oposição como uma força do mal.

  • Mulher salva dos carris segundos antes de chegar comboio
    0:34

    Mundo

    Aconteceu numa estação de comboios em Melbourne, na Austrália, esta terça-feira. Uma mulher que tentava subir à plataforma foi salva por três agentes da polícia no momento em que chegava um comboio. As imagens de videovigilância foram agora divulgadas.