sicnot

Perfil

Economia

Varoufakis nega medidas de controlo de capitais na Grécia

O ministro das Finanças grego nega afinal que esteja a ponderar medidas de controlo de capitais. Yanis Varoufakis terá dito o contrário numa entrevista à BBC Rádio e revelado que ponderava encerrar os bancos já amanhã e impôr controlo de capitais. Entretanto, o BCE vai manter o financiamento aos bancos da Grécia.

© Marko Djurica / Reuters

A rádio britânica citava o ministro grego, mas Varoufakis garantiu via Twitter que se opõe a medidas de controlo de capitais e que isso seria uma contradição no seio da união monetária. Escreve ainda que não vai considerar sequer impor limites aos levantamentos ou às transferências.

Certo é que o Conselho de Estabilidade Financeira da Grécia vai reunir-se esta tarde para discutir a situação dos bancos gregos. 

Entretanto, o Banco Central Europeu decidiu que, para já, não é necessário aumentar o financiamento aos bancos gregos. Os governadores decidiram manter o nível de empréstimos de emergência, assim deixando a porta aberta para uma solução política.

  • Hoje é notícia

    País

    O Governo apresenta hoje, em Lisboa, o pacote legislativo da Nova Geração de Políticas de Habitação, em que se destacam quatro novos instrumentos para responder às carências habitacionais e para promover o arrendamento acessível e a coesão territorial.