sicnot

Perfil

Economia

Transportes gratuitos em Atenas durante medidas de controlo de capitais

Os transportes urbanos vão ser gratuitos em Atenas durante a semana de vigência das medidas de controlo de capitais na Grécia, anunciou hoje o vice-ministro dos Transportes, Jristos Spirtzis.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

O decreto ministerial que o determina foi pensado para facilitar a vida dos cidadãos durante o período de vigência das medidas de controlo de capitais, indicou, em comunicado.

A Grécia acordou hoje com os bancos fechados, uma situação que se manterá até dia 06 de julho, dia seguinte ao referendo sobre o programa de resgate.

O decreto sobre o controlo de capitais, publicado hoje em boletim oficial, que lista as medidas impostas às instituições financeiras que duram até 06 de julho, foi assinado pelo Presidente grego, Prokopis Pavlopoulos, e pelo primeiro-ministro, Alexis Tsipras.

O documento refere "a extremamente urgente necessidade de proteger o sistema financeiro e a economia grega devido à falta de liquidez provocada pela decisão tomada pelo Eurogrupo".

As medidas radicais, que incluem o limite ao levantamento de dinheiro a 60 euros diários, foram impostas para proteger o sistema bancário da ameaça de um pânico generalizado face à perspetiva de incumprimento e ao impacto do anúncio do referendo sobre as negociações com os credores.

A Grécia e os parceiros da zona euro terminaram as negociações no sábado, depois do anúncio por Atenas de um referendo a 05 de julho às propostas dos europeus sobre o programa de resgate, que termina na terça-feira. 

  • Varoufakis acusa Eurogrupo de ter tentado condicionar o povo grego
    1:01

    Crise na Grécia

    O ministro das Finanças grego garantiu esta tarde que vai fazer tudo o que puder para que a decisão do Eurogrupo de não prolongar o resgate à Grécia tenha o menor impacto possível na vida dos gregos. À entrada para a reunião do conselho de estabilidade financeira da Grécia, Varoufakis acusou o Eurogrupo de ter tentado condicionar o povo grego.

  • Corrida aos multibancos na Grécia
    1:33

    Crise na Grécia

    A corrida aos multibancos não pára na Grécia e os gregos estão divididos sobre o referendo e no que votar no próximo domingo. De um lado, o medo generalizado duma saída do euro, do outro o orgulho grego contra os credores estrangeiros.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras