sicnot

Perfil

Economia

Pires de Lima informa PGR da existência de indíviduo que se faz passar por seu representante

O ministro da Economia informou hoje a Procuradora-Geral da República que foi advertido de que um indivíduo que se identifica como seu representante se terá aproximado do consórcio vencedor da privatização da TAP para obter vantagens económicas.

António Pires de Lima, ministro da Economia (LUSA/ ARQUIVO)

António Pires de Lima, ministro da Economia (LUSA/ ARQUIVO)

LUSA

Esta informação foi hoje divulgada em comunicado pelo gabinete de António Pires de Lima, que acrescenta que a mesma pessoa terá também contactado um responsável pelo processo de subconcessão do Metro e da Carris. 

"O gabinete do ministro da Economia informa que o ministro da Economia relatou formalmente, hoje, dia 30 de junho, à senhora Procudora Geral da República, ter sido advertido, por pessoas das suas relações que reputa como idóneas e fidedignas, que um indivíduo, identificando-se como representante" do governante, "e alegado atuar em seu nome, ter-se-á aproximado de pessoas responsáveis pelo consórcio vencedor da reprivatização da TAP, bem como de um responsável direto pelo processo de subconcessão do Metropolitano de Lisboa e da Carris, pretensamente com o objetivo de obter para si vantagens económicas". 

Esta é uma "situação lamentável a que o Ministério da Economia é obviamente alheio", garante o gabinete, adiantando que a informação foi comunicada à Procuradoria-Geral da República (PGR) "para que as autoridades possam adotar todos os procedimentos legais que em seu juízo se mostrem adequados", adianta o gabinete de Pires de Lima, em comunicado. 

"O ministério da Economia tudo fará para que as melhores práticas em matéria de transparência, lisura e rigor continuem a caracterizar os processos de privatização da TAP e das subconcessões dos serviços de transporte", concluiu.

 

 

 

 

Lusa

 

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.