sicnot

Perfil

Economia

Taxa de desemprego da zona euro desce para 11,6% em maio em termos homólogos

A taxa de desemprego da zona euro ficou nos 11,1% em maio, estável face ao mês de abril mas abaixo dos 11,6% registados em maio do ano passado, divulgou hoje o Eurostat. 

Face há um ano, a taxa de desemprego baixou em 22 Estados-membros e aumentou em 6, sendo um dos recuos mais importantes o de Espanha, de 24,9% para 22,7% (Reuters/ Arquivo)

Face há um ano, a taxa de desemprego baixou em 22 Estados-membros e aumentou em 6, sendo um dos recuos mais importantes o de Espanha, de 24,9% para 22,7% (Reuters/ Arquivo)

© Andrea Comas / Reuters

Para o total da União Europeia, o gabinete estatístico europeu estima, neste caso, que a taxa de desemprego corrigida das variações sazonais foi de 9,6% em maio, também estável quando comparada com o mês anterior e abaixo dos 10,3% de maio de 2014. 

A taxa média dos 28 países da União Europeia, de 9,6%, é ainda a mais baixa desde julho de 2011.

Quanto a Portugal, na terça-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou que a taxa de desemprego foi de 13,2% em maio, um recuo em termos homólogos mas 0,4 pontos percentuais acima da estimativa de abril (12,8%).

Comparando os dados de Portugal com os dos restantes Estados-membros da UE, o país continua a ser o quinto com mais população ativa desempregada em termos relativos, atrás de Grécia (25,6%, valor referente a março), Espanha (22,5%), Croácia (15,8%) e Chipre (16,0%).

  • Google anuncia alterações para combater notícias falsas

    Mundo

    A Google vai utilizar as observações dos utilizadores e de avaliadores sobre os resultados das pesquisas para introduzir "melhorias" no seu algoritmo e combater o fenómeno das notícias falsas, anunciou a empresa no seu blogue corporativo.

  • As diferentes faces de Maria
    4:45

    Mundo

    Qual é a imagem de Nossa Senhora que vem à sua mente quando o nome da Virgem católica é mencionado? Uma exposição numa cidade do interior do Brasil mostra que a Mãe de Jesus pode ter várias faces.

    Correspondente SIC