sicnot

Perfil

Economia

Taxa de inflação homóloga na zona euro deverá ser de 0,2% em junho

A taxa de inflação homóloga na zona euro deverá ser de 0,2% em junho, abaixo dos 0,5% registados no mesmo mês de 2014 e os 0,3% de maio, segundo a primeira estimativa do Eurostat.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Susana Vera / Reuters

Os dados do gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE) indicam que o setor da alimentação, álcool e tabaco é o que regista, em junho, a inflação homóloga mais alta (1,2%, estável face a maio, e acima dos -0,2% de junho de 2014).

Seguem-se o setor dos serviços (1,0%, que compara com os 1,3% de maio e de junho de 2014), dos bens industriais exceto energia (0,4%, face a 0,2% do mês anterior e -01% de junho do ano passado) e da energia (-5,1%, contra -4,8% de maio e -0,1% de junho de 2014).

O Eurostat publicará a 16 de julho um novo boletim com dados sobre a taxa de inflação em junho, que incluirá dados da UE e dos Estados-membros.

 

Lusa

  • Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014
    1:17

    Economia

    Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

  • Criança irrequieta domina noticiário britânico
    1:19

    Mundo

    Um noticiário da televisão britânica ITV recebeu em estúdio uma família que tinha uma criança muito irrequieta. O jornalista Alastair Steward não se importou com o comportamento da criança e entrou sempre nas brincadeiras.