sicnot

Perfil

Economia

Tsipras fala com líderes europeus para tentar chegar a um acordo

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, iniciou hoje uma série de consultas de última hora com alguns líderes europeus e da Comissão Europeia (CE) na procura de uma solução para o bloqueio das negociações.

reuters

 

Fontes governamentais disseram que Tsipras falou com o presidente da CE, Jean-Claude Juncker, com o governador do Banco Central Europeu, Mario Draghi, e com o presidente do parlamento Martin Schulz, sem darem pormenores sobre o conteúdo das conversas. 

Segundo os media locais, o executivo grego mantém a "linha aberta" com a CE e fontes governamentais citadas falam de um dia "muito interessante". 

Tsipras cancelou um encontro com organizações patronais marcado para hoje de manhã e o porta-voz do governo, Gavriil Sakelarides, uma conferência de imprensa programada para o meio-dia.

Segundo informações do jornal britânico Financial Times citadas pela televisão grega Skai, o governo de Tsipras estará a preparar uma nova proposta para entregar ainda hoje aos credores (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional).

O diário económico Naftemporiki assegura que Tsipras exige que um eventual acordo contenha um compromisso claro sobre a dívida para aceitar a última proposta apresentada na segunda-feira à noite por Juncker.

  • Grécia não paga ao FMI
    2:39

    Economia

    As negociações não foram reatadas mas estão a decorrer contactos ao telefone entre Tsipras e Junker, o presidente da Comissão Europeia. Até agora não há qualquer sinal de entendimento, numa altura em que o tempo está a esgotar-se. Se nada se alterar nas próximas horas, a Grécia vai falhar hoje o pagamento de 1.600 mihões de euros ao FMI.

  • Grécia tem mais de um milhão de pobres
    2:19

    Economia

    Desde 2010, ano em que a Grécia pediu o primeiro resgate, que o desemprego e a pobreza não pararam de subir. Hoje a Grécia tem mais de um milhão de pobres, muitos deles desempregados há vários anos e sem qualquer perspectiva de futuro. A reportagem é dos enviados da SIC a Atenas.

  • Celebridades protestam contra Donald Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Encontrados dez sobreviventes no hotel engolido por um avalanche em Itália
    1:44
  • Videoclipe mostra mulheres a fazer tudo o que é proibido na Arábia Saudita
    1:55

    Mundo

    Um grupo de mulheres canta, dança e faz outras coisas proibidas na Arábia Saudita como forma de protesto. O vídeo é uma crítica social à forma como as mulheres islâmicas são tratadas pelos maridos. Na letra constam frases como "Faz com que os homens desapareçam da terra" e "Eles provocam-nos doenças psicológicas". A ideia partiu de um homem, Majed al-Esa e já conta com 5 milhões de visualizações.

    Patrícia Almeida