sicnot

Perfil

Economia

Governo francês adverte para consequências da greve de controladores aéreos

O Governo francês advertiu hoje que a greve de controladores aéreos de quarta e de quinta-feira, mantida pelos sindicatos após o fracasso das negociações, terá "fortes consequências" no tráfego aéreo nacional e europeu.

reuters

Em comunicado divulgado esta noite, após o fim, sem acordo, de uma ronda negocial, o secretário de Estado dos Transportes, Alain Vidalies, lamentou "a aposta pela greve, que terá fortes consequências no transporte aéreo, tanto nacional como europeu, e penalizará os passageiros neste período de início de férias".

Alain Vidalies explicou que as conversações com dois sindicatos minoritários (CGT e UNSA), que tinham ameaçado com uma paralisação para hoje, tinham permitido alcançar um compromisso.

Contudo, com o Sindicato Nacional de Controladores do Tráfego Aéreo (SNCTA, maioritário) e com a Força Operária (FO), que tinham feito outra convocatória para quinta e sexta-feira, "constatou-se, após 25 horas de negociação, a impossibilidade de chegar a um acordo".

Nas mais recentes paralisações organizadas pelo SNCTA, a 08 e 09 de abril, a Direção Geral da Aviação Civil (DGAC) obrigou as companhias aéreas a suspender, a título preventivo, cerca de 40% dos seus voos.

 

DM // ARA

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.