sicnot

Perfil

Economia

Governo aprova recondução do governador do Banco de Portugal

O Conselho de Ministros aprovou hoje a nomeação de Carlos Costa para um segundo mandato de cinco anos como governador do Banco de Portugal.

O presidente do Banco de Portugal, Carlos Costa.

O presidente do Banco de Portugal, Carlos Costa.

LUSA

Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, o ministro da Presidência referiu que esta nomeação foi feita na sequência da audição de Carlos Costa na Assembleia da República e do relatório sobre essa audição.

Carlos Costa foi nomeado governador do Banco de Portugal em 2010, pelo anterior Governo do PS, e está em funções desde 7 de junho desse ano.

Questionado se o conteúdo do relatório recebido do parlamento não é uma mera transcrição da audição de Carlos Costa, o ministro da Presidência, Luís Marques Guedes, respondeu que "é aquilo que a Assembleia da República faz, de acordo com a lei".

Segundo o ministro, "fica claro para todos que a maioria dos deputados, a maioria na Assembleia da República secundou a proposta que o Governo apresentou de designação do doutor Carlos Costa para um segundo mandato".

Interrogado se a recondução de Carlos Costa foi aprovada por unanimidade, Marques Guedes declarou que "todas as decisões do Conselho de Ministros são assumidas por todos os ministros". 

As decisões do Conselho de Ministros "não são do ministro A ou B, são sempre decisões do Governo no seu todo", acrescentou.

Nesta conferência de imprensa, Marques Guedes foi também questionado sobre a manifestação de pessoas que se consideram lesadas pelo Banco Espírito Santo (BES) em frente ao Conselho de Ministros.

O ministro da Presidência afirmou que desconhecia essa iniciativa e considerou que essa matéria é da responsabilidade "do supervisor financeiro e dos reguladores no seu conjunto" e não está relacionada a "qualquer decisão da parte do Governo".


Lusa

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.