sicnot

Perfil

Economia

Financiamento para obras em imóveis para arrendar

O governo lança hoje um programa de financiamento para quem quer fazer obras em imóveis, com mais de 30 anos, que precisam de ser reabilitados. O programa "Reabilitar para Arrendar"  é destinado a agentes públicos e privados que se comprometem a arrendar o imóvel por um preço abaixo do que é normalmente praticado em regime de mercado livre, ou seja, com uma renda condicionada.

(Arquivo)

(Arquivo)

As taxas de juro para o financiamento das obras serão, segundo o executivo, mais favoráveis do que as praticadas habitualmente pela banca.

Durante a cerimónia, em Lisboa, será assinado o contrato de financiamento relativo à primeira tranche, de 25 milhões de euros, de um total de 50 milhões que o Banco Europeu de Investimento (BEI) concedeu ao Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana.

A sessão será presidida pelo ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, e conta também com a presença do vice-presidente do BEI, Ramón Escolano, da secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco, e do secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto.

Com Lusa

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.