sicnot

Perfil

Economia

Financiamento para obras em imóveis para arrendar

O governo lança hoje um programa de financiamento para quem quer fazer obras em imóveis, com mais de 30 anos, que precisam de ser reabilitados. O programa "Reabilitar para Arrendar"  é destinado a agentes públicos e privados que se comprometem a arrendar o imóvel por um preço abaixo do que é normalmente praticado em regime de mercado livre, ou seja, com uma renda condicionada.

(Arquivo)

(Arquivo)

As taxas de juro para o financiamento das obras serão, segundo o executivo, mais favoráveis do que as praticadas habitualmente pela banca.

Durante a cerimónia, em Lisboa, será assinado o contrato de financiamento relativo à primeira tranche, de 25 milhões de euros, de um total de 50 milhões que o Banco Europeu de Investimento (BEI) concedeu ao Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana.

A sessão será presidida pelo ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, e conta também com a presença do vice-presidente do BEI, Ramón Escolano, da secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco, e do secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto.

Com Lusa

  • Pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço

    País

    O pescador desapareceu na noite deste sábado no rio Minho, em Alvaredo, no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo. Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil estão envolvidos nas buscas 15 operacionais e quatro viaturas.

  • Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
    0:22

    País

    O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.

  • Mont-Saint-Michel evacuado "por precaução"

    Mundo

    O monumento do Monte Saint-Michel, no oeste de França, foi evacuado hoje de manhã "por precaução", tendo sido retirados os turistas e habitantes devido à presença de um suspeito que ameaçou as forças da ordem, anunciou a polícia francesa.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00