sicnot

Perfil

Economia

Honda chama às oficinas 4,5 milhões de carros por defeito no airbag

A Honda anunciou hoje que vai chamar às oficinas 4,5 milhões de veículos devido a defeitos no sistema de airbag da empresa Takata, instalado em carros que o fabricante japonês comercializou em todo o mundo.

© Reuters Photographer / Reuter

A decisão eleva para 24,5 milhões o total de veículos que a empresa já chamou à revisão, depois de os airbags defeituosos terem estado ligados à morte de oito pessoas.

O defeito pode levar o mecanismo a explodir, projetando estilhaços metálicos na direção do condutor e do passageiro.

"Tal como outros fabricantes, estamos a investigar os veículos no mercado relacionados com esta questão e descobrimos que alguns airbags têm uma densidade de gás desequilibrada, que receamos que possa causar dano", afirmou o porta-voz da Honda.

"É uma medida preventiva e, ao contrário de outras chamadas às oficinas, não vamos aguardar pelos resultados finais da investigação", acrescentou.

Lusa

  • Governo enfrenta vaga de contestação
    2:35

    Economia

    O Governo enfrenta uma onda de contestação. Guardas prisionais, procuradores, professores, médicos e enfermeiros descontentes ameaçam com greves nos diferentes setores, já nos meses de março e abril.

  • Proposta criação de 77 mil empregos através de uma descida da TSU
    1:23
  • Bastonário dos médicos diz que a classe deixou de acreditar no ministro da Saúde
    2:24

    País

    Desde Março do ano passado que perto de mil médicos especialistas aguardam colocação nos hospitais. O concurso, prometido várias vezes pelo ministro da Saúde, não abriu ainda por falta de autorização do Ministério das Finanças. Amanhã, quinta-feira, um grupo destes médicos vai à Assembleia da República entregar uma carta que entretanto já seguiu para os ministros da Saúde e Finanças.

  • 296 mortos em 2 dias de bombardeamentos em Ghouta Oriental
    2:16
  • Tiroteio na Florida foi o 18.º registado em meio escolar nos EUA desde janeiro
    1:25