sicnot

Perfil

Economia

Exportações da indústria têxtil e do vestuário aumentaram 2% face a 2014

As exportações da indústria têxtil e do vestuário (ITV) ultrapassaram os dois mil milhões de euros nos primeiros cinco meses deste ano, mais 2% face a igual período de 2014.

© Stefan Wermuth / Reuters

Em comunicado, a Associação Portuguesa do Têxtil e Vestuário (ATP) esclareceu ainda que as exportações de artigos têxteis para o lar, em particular de tapetes e outros revestimentos, cresceram 18% nos primeiros cinco meses deste ano, em relação a idêntico período do ano passado.

A evolução das vendas ao estrangeiro de artigos têxteis para o lar teve, no período em análise, um "forte contributo" para que as exportações globais da indústria têxtil e do vestuário ultrapassassem já os dois mil milhões de euros nos primeiros cinco meses deste ano.

As exportações de filamentos sintéticos ou artificiais, por sua vez, cresceram 13% nos cinco primeiros meses deste ano, face a igual período do ano anterior, enquanto as de vestuário e acessórios em malha aumentaram 7%.

Espanha reforçou a sua hegemonia na tabela dos principais destinos das exportações da ITV relativa aos cinco primeiros meses do ano, com um crescimento de 4,4%.

As exportações para os Estados Unidos cresceram 29% entre janeiro e maio deste ano, quando comparadas com idêntico período do ano passado, tendo as vendas para o Canadá subido 16%.

"Estes dois destinos das exportações da indústria têxtil e do vestuário foram os que mais cresceram em termos absolutos", lê-se no comunicado.

É ainda de assinalar o crescimento verificado ao nível das exportações para a Argentina, que aumentaram 195% nos cinco primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

O saldo da balança comercial desta indústria atingiu os 470 milhões de euros até maio, face aos primeiros cinco meses do ano anterior.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.