sicnot

Perfil

Economia

Exportações da indústria têxtil e do vestuário aumentaram 2% face a 2014

As exportações da indústria têxtil e do vestuário (ITV) ultrapassaram os dois mil milhões de euros nos primeiros cinco meses deste ano, mais 2% face a igual período de 2014.

© Stefan Wermuth / Reuters

Em comunicado, a Associação Portuguesa do Têxtil e Vestuário (ATP) esclareceu ainda que as exportações de artigos têxteis para o lar, em particular de tapetes e outros revestimentos, cresceram 18% nos primeiros cinco meses deste ano, em relação a idêntico período do ano passado.

A evolução das vendas ao estrangeiro de artigos têxteis para o lar teve, no período em análise, um "forte contributo" para que as exportações globais da indústria têxtil e do vestuário ultrapassassem já os dois mil milhões de euros nos primeiros cinco meses deste ano.

As exportações de filamentos sintéticos ou artificiais, por sua vez, cresceram 13% nos cinco primeiros meses deste ano, face a igual período do ano anterior, enquanto as de vestuário e acessórios em malha aumentaram 7%.

Espanha reforçou a sua hegemonia na tabela dos principais destinos das exportações da ITV relativa aos cinco primeiros meses do ano, com um crescimento de 4,4%.

As exportações para os Estados Unidos cresceram 29% entre janeiro e maio deste ano, quando comparadas com idêntico período do ano passado, tendo as vendas para o Canadá subido 16%.

"Estes dois destinos das exportações da indústria têxtil e do vestuário foram os que mais cresceram em termos absolutos", lê-se no comunicado.

É ainda de assinalar o crescimento verificado ao nível das exportações para a Argentina, que aumentaram 195% nos cinco primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

O saldo da balança comercial desta indústria atingiu os 470 milhões de euros até maio, face aos primeiros cinco meses do ano anterior.

Lusa

  • William e Kate apresentam o filho ao mundo
    1:42
  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.