sicnot

Perfil

Economia

Exportações da indústria têxtil e do vestuário aumentaram 2% face a 2014

As exportações da indústria têxtil e do vestuário (ITV) ultrapassaram os dois mil milhões de euros nos primeiros cinco meses deste ano, mais 2% face a igual período de 2014.

© Stefan Wermuth / Reuters

Em comunicado, a Associação Portuguesa do Têxtil e Vestuário (ATP) esclareceu ainda que as exportações de artigos têxteis para o lar, em particular de tapetes e outros revestimentos, cresceram 18% nos primeiros cinco meses deste ano, em relação a idêntico período do ano passado.

A evolução das vendas ao estrangeiro de artigos têxteis para o lar teve, no período em análise, um "forte contributo" para que as exportações globais da indústria têxtil e do vestuário ultrapassassem já os dois mil milhões de euros nos primeiros cinco meses deste ano.

As exportações de filamentos sintéticos ou artificiais, por sua vez, cresceram 13% nos cinco primeiros meses deste ano, face a igual período do ano anterior, enquanto as de vestuário e acessórios em malha aumentaram 7%.

Espanha reforçou a sua hegemonia na tabela dos principais destinos das exportações da ITV relativa aos cinco primeiros meses do ano, com um crescimento de 4,4%.

As exportações para os Estados Unidos cresceram 29% entre janeiro e maio deste ano, quando comparadas com idêntico período do ano passado, tendo as vendas para o Canadá subido 16%.

"Estes dois destinos das exportações da indústria têxtil e do vestuário foram os que mais cresceram em termos absolutos", lê-se no comunicado.

É ainda de assinalar o crescimento verificado ao nível das exportações para a Argentina, que aumentaram 195% nos cinco primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

O saldo da balança comercial desta indústria atingiu os 470 milhões de euros até maio, face aos primeiros cinco meses do ano anterior.

Lusa

  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN interrompeu perto das 13:00 a leitura do acórdão iniciada pelas 10:30, marcando o reinício da sessão para as 14:15. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas.

  • Papa pede a Trump para ser pacificador
    1:12
  • Supremo confirma condenação de Messi por fraude fiscal

    Desporto

    O Supremo Tribunal de Justiça espanhol confirma a condenação de Lionel Messi por fraude fiscal. A notícia foi avançada pelo El País. O jogador do Barcelona foi condenado a 21 meses de prisão por três crimes fiscais que lesaram o Estado em 4,1 milhões de euros.

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.