sicnot

Perfil

Economia

Portugal volta aos mercados na quarta-feira e espera colocar até 1.500 M€

Portugal regressa ao mercado na quarta-feira para emitir até 1.500 milhões de euros, através de dois leilões de Bilhetes de Tesouro (BT) com maturidades a seis meses e a um ano, anunciou hoje o IGCP.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters (Arquivo)

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) anunciou hoje que vai realizar na próxima quarta-feira de manhã dois leilões das linhas de BT com maturidades em 22 de janeiro e 22 de julho de 2016.

Os dois leilões têm um montante indicativo global entre 1.250 e os 1.500 milhões de euros e representam a primeira ida ao mercado deste terceiro trimestre, período durante o qual o IGCP espera colocar pelo menos 5.000 milhões, entre emissões de curto e de longo prazo.

No último leilão a seis meses, que ocorreu a 20 de maio, Portugal colocou 300 milhões de euros a uma taxa de juro negativa pela primeira vez, que se fixou nos -0,002%. 

No mais recente leilão a 12 meses, que também ocorreu na mesma data, o IGCP emitiu 1.200 milhões de euros a uma taxa de juro de 0,021%, também inferior à de 0,094% praticada no anterior leilão comparável em 18 de março. 

Lusa

  • Autoridades garantem ter evitado novo ataque terrorista em Londres
    0:59

    Mundo

    A polícia britânica garante que evitou um novo atentado em Londres. Mulher baleada faz parte das oito pessoas que foram detidas numa operação antiterrorista na capital britânica e no sul de Inglaterra. A operação realizou-se após a detenção de um homem com três facas, nas imediações do Parlamento britânico.

  • Polícia espanhola divulga imagens de operação anti-jihadista

    Mundo

    A polícia espanhola divulgou esta sexta-feira novas imagens da operação anti-jihadista levada a cabo na terça-feira em Barcelona. Sabe-se agora que dois dos nove suspeitos detidos podem estar relacionados com a célula terrorista de Bruxelas, responsável pelos ataques no Aeroporto de Zaventem e no metro da capital belga.