sicnot

Perfil

Economia

Portugal volta aos mercados na quarta-feira e espera colocar até 1.500 M€

Portugal regressa ao mercado na quarta-feira para emitir até 1.500 milhões de euros, através de dois leilões de Bilhetes de Tesouro (BT) com maturidades a seis meses e a um ano, anunciou hoje o IGCP.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters (Arquivo)

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) anunciou hoje que vai realizar na próxima quarta-feira de manhã dois leilões das linhas de BT com maturidades em 22 de janeiro e 22 de julho de 2016.

Os dois leilões têm um montante indicativo global entre 1.250 e os 1.500 milhões de euros e representam a primeira ida ao mercado deste terceiro trimestre, período durante o qual o IGCP espera colocar pelo menos 5.000 milhões, entre emissões de curto e de longo prazo.

No último leilão a seis meses, que ocorreu a 20 de maio, Portugal colocou 300 milhões de euros a uma taxa de juro negativa pela primeira vez, que se fixou nos -0,002%. 

No mais recente leilão a 12 meses, que também ocorreu na mesma data, o IGCP emitiu 1.200 milhões de euros a uma taxa de juro de 0,021%, também inferior à de 0,094% praticada no anterior leilão comparável em 18 de março. 

Lusa

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.