sicnot

Perfil

Economia

Portugal volta aos mercados na quarta-feira e espera colocar até 1.500 M€

Portugal regressa ao mercado na quarta-feira para emitir até 1.500 milhões de euros, através de dois leilões de Bilhetes de Tesouro (BT) com maturidades a seis meses e a um ano, anunciou hoje o IGCP.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters (Arquivo)

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) anunciou hoje que vai realizar na próxima quarta-feira de manhã dois leilões das linhas de BT com maturidades em 22 de janeiro e 22 de julho de 2016.

Os dois leilões têm um montante indicativo global entre 1.250 e os 1.500 milhões de euros e representam a primeira ida ao mercado deste terceiro trimestre, período durante o qual o IGCP espera colocar pelo menos 5.000 milhões, entre emissões de curto e de longo prazo.

No último leilão a seis meses, que ocorreu a 20 de maio, Portugal colocou 300 milhões de euros a uma taxa de juro negativa pela primeira vez, que se fixou nos -0,002%. 

No mais recente leilão a 12 meses, que também ocorreu na mesma data, o IGCP emitiu 1.200 milhões de euros a uma taxa de juro de 0,021%, também inferior à de 0,094% praticada no anterior leilão comparável em 18 de março. 

Lusa

  • Marcelo já teve alta após "queda abrupta de tensão"
    2:53
  • Jorge Jesus emocionado à partida para o Al Hilal
    1:26

    Desporto

    O treinador Jorge Jesus está de partida para a Arábia Saudita, onde vai orientar o Al Hilar. Este sábado, no Aeroporto de Lisboa, emocionou-se quando questionado sobre o que mais lhe custa deixar: "a família e os amigos". Mas também se mostrou certo de que em breve voltará a Portugal.

  • México bate Coreia do Sul e está quase apurado

    Mundial 2018 / República da Coreia

    O México derrotou este sábado a Coreia do Sul por 2-1, na 2.ª jornada do grupo F, e ficou perto de garantir a passagem aos oitavos-de-final.

  • Bélgica goleia Tunísia e fica muito perto dos oitavos

    Mundial 2018 / Bélgica

    A Bélgica derrotou este sábado a Tunísia por 5-2, na 2.ª jornada do grupo G, e ficou muito perto de garantir o apuramento para os oitavos-de-final do campeonato do mundo. Veja aqui os golos e os principais lances do encontro.

  • Moutinho continua sem treinar, Raphael Guerreiro recuperou
    1:35
  • Portugal quer atrair imigrantes
    1:28
  • A opinião de Francisco Louçã
    14:51

    Opinião

    No habitual espaço de comentário semanal na Edição da Noite, Francisco Louçã analisou o Serviço Nacional de Saúde, o imposto sobre os combustíveis, a guerra entre professores e Governo e a lei das rendas.