sicnot

Perfil

Economia

Parlamento grego dá luz verde às reformas de Tsipras

Apesar da maioria ter aprovado o documento, a votação ficou marcada pelo voto contra de 32 deputados e ainda por 8 abstenções, incluindo a do presidente do Parlamento e do ministro da Energia. Estiveram ainda ausentes da votação 7 elementos da coligação no poder.

Thanassis Stavrakis

Alexis Tsipras contou com a oposição para obter a maioria necessária e mais que suficiente para garantir a aprovação da proposta que abre caminho ao terceiro resgate.

O governo grego espera agora a aprovação dos ministros das finanças da zona euro que hoje analisam a proposta. 

A Comissão Europeia, o Banco Central europeu e o FMI já fizeram saber que as propostas apresentadas pla grécia são uma boa base de negociação. 

O plano de reformas de Atenas que hoje vai ser discutido no eurogrupo.
 

  • Presidente do Eurogrupo diz que é cedo para saber se proposta grega é viável
    0:37

    Crise na Grécia

    Todos os sinais apontam para que seja possivel um acordo, este fim de semana, entre a Grécia e os credores, um entendimento que poderá ser alcançado já amanhã na reunião do Eurogrupo. No entanto, e para já, o que é certo é que os técnicos da troika estão a analisar as propostas do governo grego. O presidente do Eurogrupo que hoje esteve reunido por videoconferência com Mário Draghi do BCE, Jean Claude Juncker, da Comissão Europeia, e Christine Lagarde, do FMI, diz que só depois dessa análise técnica é que se pronunciará.

  • Solução governativa à esquerda "devolveu tranquilidade à sociedade"
    0:58

    País

    O primeiro-ministro diz que a atual solução de Governo deve continuar tendo vantagens por ser como é. Ao Expresso, António Costa manifestou-se "muito satisfeito" com a solução governativa encontrada e afirmou que esta "não depende de haver ou não maioria" absoluta na próxima legislatura.

  • O regresso a casa depois do incêndio no Sardoal
    2:43