sicnot

Perfil

Economia

Parlamento grego dá luz verde às reformas de Tsipras

Apesar da maioria ter aprovado o documento, a votação ficou marcada pelo voto contra de 32 deputados e ainda por 8 abstenções, incluindo a do presidente do Parlamento e do ministro da Energia. Estiveram ainda ausentes da votação 7 elementos da coligação no poder.

Thanassis Stavrakis

Alexis Tsipras contou com a oposição para obter a maioria necessária e mais que suficiente para garantir a aprovação da proposta que abre caminho ao terceiro resgate.

O governo grego espera agora a aprovação dos ministros das finanças da zona euro que hoje analisam a proposta. 

A Comissão Europeia, o Banco Central europeu e o FMI já fizeram saber que as propostas apresentadas pla grécia são uma boa base de negociação. 

O plano de reformas de Atenas que hoje vai ser discutido no eurogrupo.
 

  • Presidente do Eurogrupo diz que é cedo para saber se proposta grega é viável
    0:37

    Crise na Grécia

    Todos os sinais apontam para que seja possivel um acordo, este fim de semana, entre a Grécia e os credores, um entendimento que poderá ser alcançado já amanhã na reunião do Eurogrupo. No entanto, e para já, o que é certo é que os técnicos da troika estão a analisar as propostas do governo grego. O presidente do Eurogrupo que hoje esteve reunido por videoconferência com Mário Draghi do BCE, Jean Claude Juncker, da Comissão Europeia, e Christine Lagarde, do FMI, diz que só depois dessa análise técnica é que se pronunciará.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.