sicnot

Perfil

Economia

Parlamento grego dá luz verde às reformas de Tsipras

Apesar da maioria ter aprovado o documento, a votação ficou marcada pelo voto contra de 32 deputados e ainda por 8 abstenções, incluindo a do presidente do Parlamento e do ministro da Energia. Estiveram ainda ausentes da votação 7 elementos da coligação no poder.

Thanassis Stavrakis

Alexis Tsipras contou com a oposição para obter a maioria necessária e mais que suficiente para garantir a aprovação da proposta que abre caminho ao terceiro resgate.

O governo grego espera agora a aprovação dos ministros das finanças da zona euro que hoje analisam a proposta. 

A Comissão Europeia, o Banco Central europeu e o FMI já fizeram saber que as propostas apresentadas pla grécia são uma boa base de negociação. 

O plano de reformas de Atenas que hoje vai ser discutido no eurogrupo.
 

  • Presidente do Eurogrupo diz que é cedo para saber se proposta grega é viável
    0:37

    Crise na Grécia

    Todos os sinais apontam para que seja possivel um acordo, este fim de semana, entre a Grécia e os credores, um entendimento que poderá ser alcançado já amanhã na reunião do Eurogrupo. No entanto, e para já, o que é certo é que os técnicos da troika estão a analisar as propostas do governo grego. O presidente do Eurogrupo que hoje esteve reunido por videoconferência com Mário Draghi do BCE, Jean Claude Juncker, da Comissão Europeia, e Christine Lagarde, do FMI, diz que só depois dessa análise técnica é que se pronunciará.

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.