sicnot

Perfil

Economia

Eurogrupo impõe lista de condições para acordo com a Grécia

Já são conhecidas algumas das medidas que os ministros das Finanças querem que a Grécia implemenmte, para que possa ter acesso a um empréstimo de emergência de curto prazo.

Virginia Mayo

A agência Reuters teve acesso à lista de condições que está a ser ultimada no Eurogrupo: os ministros querem que os país chegue a um excedente primário de 3,5% do PIB, daqui a 3 anos, mas também a reforma do sistema de pensões, a privatização da empresa de distribuição de eletricidade, e a abertura do comércio ao domingo.

São estas algumas das medidas que o Eurogrupo quer ver implementadas na Grécia além das propostas já apresentadas pelo Governo de Atenas.


Os 19 ministros estão reunidos há quase 4 horas, depois de não terem chegado a um acordo, na maratona de 9 horas de ontem.

O ministro finlandês das Finanças negou que tenha sido ele, ontem, a travar um entendimento, mas avisou, esta manhã, que ainda há muito caminho a percorrer para alcançar uma solução para a Grécia.

Durante a tarde reúnem-se os chefes de Estado e de Governo, para analisar as conclusões que sairem deste Eurogrupo.

  • Grupo armado mata 26 cristãos no Egipto
    1:03
  • O "chega p'ra lá" de Trump
    2:35
  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28
  • Álcool é "de longe" a droga mais consumida pelos portugueses

    País

    O álcool é, "de longe", a substância mais consumida pelos portugueses que responderam ao maior inquérito `online` sobre consumo de drogas, com mais de 14% dos homens a descreveram padrões considerados problemáticos, segundo os resultados hoje divulgados.