sicnot

Perfil

Economia

Eurogrupo impõe lista de condições para acordo com a Grécia

Já são conhecidas algumas das medidas que os ministros das Finanças querem que a Grécia implemenmte, para que possa ter acesso a um empréstimo de emergência de curto prazo.

Virginia Mayo

A agência Reuters teve acesso à lista de condições que está a ser ultimada no Eurogrupo: os ministros querem que os país chegue a um excedente primário de 3,5% do PIB, daqui a 3 anos, mas também a reforma do sistema de pensões, a privatização da empresa de distribuição de eletricidade, e a abertura do comércio ao domingo.

São estas algumas das medidas que o Eurogrupo quer ver implementadas na Grécia além das propostas já apresentadas pelo Governo de Atenas.


Os 19 ministros estão reunidos há quase 4 horas, depois de não terem chegado a um acordo, na maratona de 9 horas de ontem.

O ministro finlandês das Finanças negou que tenha sido ele, ontem, a travar um entendimento, mas avisou, esta manhã, que ainda há muito caminho a percorrer para alcançar uma solução para a Grécia.

Durante a tarde reúnem-se os chefes de Estado e de Governo, para analisar as conclusões que sairem deste Eurogrupo.

  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04

    País

    Especialistas de mais de 20 países na área das doenças neurodegenerativas estão reunidos esta semana na Fundação Champalimaud, em Lisboa. A cimeira, realizada em parceria com a Fundação Rainha Sofia, de Espanha, é dedicada aos progressos na investigação e nos cuidados de saúde em doenças como o Alzheimer. As demências efetam 50 milhões de pessoas em todo o mundo, número que deverá triplicar em 2050.

  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31