sicnot

Perfil

Economia

Polícia chinesa encontra provas de manipulação dos preços nas bolsas

A polícia chinesa encontrou provas de alegadas manipulações de preços levadas a cabo por empresas no mercado de futuros da bolsa, informou hoje a agência oficial Xinhua.

© Aly Song / Reuters


Estes são os resultados preliminares, sem que tenham sido dados mais detalhes, da investigação lançada esta quinta-feira pelo Ministério da Segurança Pública da China sobre as recentes quedas das bolsas.

O vice-ministro da Segurança Pública, Meng Qingfeng, anunciou na quinta-feira o início da investigação policial e as suas declarações tiveram um efeito imediato sobre praças, que, depois quase um mês de acentuadas perdas, recuperaram e subiram cerca de 10% em dois dias.

Meng explicou que a polícia deseja esclarecer se houve práticas especulativas "mal-intencionadas" durante o período de quebra da bolsa, que fez as praças perderem cerca de um terço do seu valor e obrigou à suspensão da negociação de grande parte das empresas.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.