sicnot

Perfil

Economia

15 horas de cimeira e ainda não há acordo com a Grécia

Os líderes da zona euro prosseguem, em Bruxelas, uma "maratona" negocial em busca de um acordo sobre um terceiro "resgate" à Grécia, mas, ao cabo de mais de 15 horas de reunião, ainda não atingiram um compromisso.

© Francois Lenoir / Reuters

A cimeira extraordinária da zona euro sobre a Grécia, apontada como decisiva para o futuro da Grécia na zona euro, teve início às 16:00 locais de domingo (15:00 de Lisboa), foi interrompida por diversas vezes para consultas e reuniões à margem, apontando fontes diplomáticas que ainda existem algumas diferenças entre as autoridades gregas e os seus credores.

De acordo com várias fontes, o governo grego liderado por Alexis Tsipras já concordou com a maioria das medidas reclamadas pelos credores, que terá que aprovar a nível legislativo até à próxima quarta-feira, mas subsistem divergências sobretudo devido a dois pontos, designadamente o fundo de privatizações reclamado a Atenas, assim como a participação do Fundo Monetário Internacional no novo programa de assistência. 

A falta de um acordo ameaça ditar uma saída da Grécia da zona euro, o chamado "Grexit".

Portugal está representado no encontro pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que no final dos trabalhos dará uma conferência de imprensa.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.