sicnot

Perfil

Economia

15 horas de cimeira e ainda não há acordo com a Grécia

Os líderes da zona euro prosseguem, em Bruxelas, uma "maratona" negocial em busca de um acordo sobre um terceiro "resgate" à Grécia, mas, ao cabo de mais de 15 horas de reunião, ainda não atingiram um compromisso.

© Francois Lenoir / Reuters

A cimeira extraordinária da zona euro sobre a Grécia, apontada como decisiva para o futuro da Grécia na zona euro, teve início às 16:00 locais de domingo (15:00 de Lisboa), foi interrompida por diversas vezes para consultas e reuniões à margem, apontando fontes diplomáticas que ainda existem algumas diferenças entre as autoridades gregas e os seus credores.

De acordo com várias fontes, o governo grego liderado por Alexis Tsipras já concordou com a maioria das medidas reclamadas pelos credores, que terá que aprovar a nível legislativo até à próxima quarta-feira, mas subsistem divergências sobretudo devido a dois pontos, designadamente o fundo de privatizações reclamado a Atenas, assim como a participação do Fundo Monetário Internacional no novo programa de assistência. 

A falta de um acordo ameaça ditar uma saída da Grécia da zona euro, o chamado "Grexit".

Portugal está representado no encontro pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que no final dos trabalhos dará uma conferência de imprensa.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".