sicnot

Perfil

Economia

Passageiros nos aeroportos nacionais crescem 14,3% no 1.º trimestre

O número de passageiros que passaram pelos aeroportos nacionais cresceu 14,3% no primeiro trimestre do ano, para um total de sete milhões de pessoas, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Pedro Nunes/Lusa

Entre janeiro e março aterraram em Portugal 33,1 mil aeronaves, mais 9,2% do que no período homólogo (5,9% no quarto trimestre de 2014), sendo o aumento mais expressivo nos aeroportos do continente (10,6%).

O aeroporto de Ponta Delgada foi o que registou maior crescimento no movimento de passageiros (20,2%), seguindo-se Lisboa (17,3%) e Porto (16,4%).

Os operadores de transporte nacionais foram responsáveis pelo transporte de 44,3% dos passageiros, destacando-se igualmente as companhias irlandesas (17,7%) e do Reino Unido (12,8%).

Os aeroportos da União Europeia foram a origem ou destino de 77,9% dos passageiros (78,8% no trimestre anterior), enquanto 7,1% viajaram de, ou para, outros países da Europa e 15% de, ou para, fora da Europ

  • Atacantes de Barcelona "não estão a caminho da nossa fronteira"
    7:00

    Ataque em Barcelona

    O diretor da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária esteve esta sexta-feira no Jornal da Noite para falar sobre o duplo atentado em Espanha. Luís Neves diz que o nível de ameaça em Portugal, perante os ataques, não foi alterado porque "não se detectou que tenha existido informação que possa colocar o nosso território em perigo".

  • O regresso a casa depois do incêndio no Sardoal
    2:43
  • Cerca de 20 mil portugueses vivem em Barcelona
    1:44