sicnot

Perfil

Economia

Passageiros nos aeroportos nacionais crescem 14,3% no 1.º trimestre

O número de passageiros que passaram pelos aeroportos nacionais cresceu 14,3% no primeiro trimestre do ano, para um total de sete milhões de pessoas, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Pedro Nunes/Lusa

Entre janeiro e março aterraram em Portugal 33,1 mil aeronaves, mais 9,2% do que no período homólogo (5,9% no quarto trimestre de 2014), sendo o aumento mais expressivo nos aeroportos do continente (10,6%).

O aeroporto de Ponta Delgada foi o que registou maior crescimento no movimento de passageiros (20,2%), seguindo-se Lisboa (17,3%) e Porto (16,4%).

Os operadores de transporte nacionais foram responsáveis pelo transporte de 44,3% dos passageiros, destacando-se igualmente as companhias irlandesas (17,7%) e do Reino Unido (12,8%).

Os aeroportos da União Europeia foram a origem ou destino de 77,9% dos passageiros (78,8% no trimestre anterior), enquanto 7,1% viajaram de, ou para, outros países da Europa e 15% de, ou para, fora da Europ

  • Fuzileiros continuam no terreno a ajudar população
    3:03
  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44
  • Desacatos no aeroporto de Faro deixam turistas britânicos em terra
    1:46

    País

    Cinco pessoas, que integravam o grupo de turistas britânicos que nos últimos dias causou desacatos em Albufeira, foram ontem impedidas de regressar a Inglaterra. Agressões no aeroporto e desacatos à entrada do avião levaram os comandantes de dois voos a recusar levar aqueles passageiros.