sicnot

Perfil

Economia

Passageiros nos aeroportos nacionais crescem 14,3% no 1.º trimestre

O número de passageiros que passaram pelos aeroportos nacionais cresceu 14,3% no primeiro trimestre do ano, para um total de sete milhões de pessoas, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Pedro Nunes/Lusa

Entre janeiro e março aterraram em Portugal 33,1 mil aeronaves, mais 9,2% do que no período homólogo (5,9% no quarto trimestre de 2014), sendo o aumento mais expressivo nos aeroportos do continente (10,6%).

O aeroporto de Ponta Delgada foi o que registou maior crescimento no movimento de passageiros (20,2%), seguindo-se Lisboa (17,3%) e Porto (16,4%).

Os operadores de transporte nacionais foram responsáveis pelo transporte de 44,3% dos passageiros, destacando-se igualmente as companhias irlandesas (17,7%) e do Reino Unido (12,8%).

Os aeroportos da União Europeia foram a origem ou destino de 77,9% dos passageiros (78,8% no trimestre anterior), enquanto 7,1% viajaram de, ou para, outros países da Europa e 15% de, ou para, fora da Europ

  • Os (maus) hábitos do português ao volante
    1:31

    País

    Os condutores portugueses estão a usar cada vez mais o carro e cada vez menos os transportes públicos. Um inquérito apresentado esta terça-feira pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) mostra que quase metade admite falar ao telemóvel enquanto conduz e cerca de um quinto já adormeceu ao volante enquanto conduzia.

  • Centeno promete avançar com reformas para a zona euro
    1:45

    Economia

    Mário Centeno liderou esta segunda-feira a primeira reunião do Eurogrupo. O ministro das Finanças português prometeu pôr mãos à obra para reformar a zona euro e, sem se comprometer com datas, deixou a porta entreaberta à entrada da Bulgária na zona euro.

  • "Shutdown" nos EUA chegou ao fim
    1:05