sicnot

Perfil

Economia

Passageiros nos aeroportos nacionais crescem 14,3% no 1.º trimestre

O número de passageiros que passaram pelos aeroportos nacionais cresceu 14,3% no primeiro trimestre do ano, para um total de sete milhões de pessoas, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Pedro Nunes/Lusa

Entre janeiro e março aterraram em Portugal 33,1 mil aeronaves, mais 9,2% do que no período homólogo (5,9% no quarto trimestre de 2014), sendo o aumento mais expressivo nos aeroportos do continente (10,6%).

O aeroporto de Ponta Delgada foi o que registou maior crescimento no movimento de passageiros (20,2%), seguindo-se Lisboa (17,3%) e Porto (16,4%).

Os operadores de transporte nacionais foram responsáveis pelo transporte de 44,3% dos passageiros, destacando-se igualmente as companhias irlandesas (17,7%) e do Reino Unido (12,8%).

Os aeroportos da União Europeia foram a origem ou destino de 77,9% dos passageiros (78,8% no trimestre anterior), enquanto 7,1% viajaram de, ou para, outros países da Europa e 15% de, ou para, fora da Europ

  • Mais cinco ilhas dos Açores sob aviso vermelho

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta quarta-feira para vermelho o aviso para as cinco ilhas do grupo central dos Açores, onde no Faial o vento atingiu os 150 quilómetros por hora.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.