sicnot

Perfil

Economia

Portugal volta hoje ao mercado para emitir até 1.500 ME

Portugal regressa hoje ao mercado para colocar até 1.500 milhões de euros através de dois leilões de Bilhetes de Tesouro (BT) com maturidades a seis meses e a um ano, segundo informação do IGCP.

SIC

Esta é a primeira emissão da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) do terceiro trimestre, período durante o qual o Estado espera colocar pelo menos 5.000 milhões, entre emissões de curto e de longo prazo.

Os dois leilões de hoje têm um montante indicativo global entre 1.250 e os 1.500 milhões de euros e maturidades a seis meses e um ano.

No último leilão a seis meses, que ocorreu a 20 de maio, Portugal colocou 300 milhões de euros a uma taxa de juro negativa pela primeira vez, que se fixou nos -0,002%.

No mais recente leilão a 12 meses, que também ocorreu na mesma data, o IGCP emitiu 1.200 milhões de euros a uma taxa de juro de 0,021%, também inferior à de 0,094% praticada no anterior leilão comparável em 18 de março.

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.