sicnot

Perfil

Economia

Portugal foi o país da UE onde as vendas de carros mais subiram

Portugal foi o país da União Europeia onde as vendas de automóveis mais cresceram no primeiro semestre de 2015, disparando 32,8%, muito acima da média europeia de 8,2%, revelou a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Entre janeiro e junho venderam-se na União Europeia mais de sete milhões de carros, dos quais mais de 100 mil em Portugal.

A Irlanda foi o segundo país em que as vendas mais cresceram (25,4%), seguindo-se Espanha, onde foram adquiridos cerca de 555 mil veículos (22%).

A recuperação foi também visível no principais mercados com Itália (15,2%), Reino Unido (7%), França (6,1%) e Alemanha (5,2%) a melhorarem as vendas em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Apenas o Luxemburgo, a Áustria e a Estónia registaram variações negativas (-5,4%, -3% e -1,8%, respetivamente).

A tendência positiva ascendente que começou há 22 meses acentuou-se em junho, com o conjunto da UE a registar o maior aumento mensal desde dezembro de 2009 (14,6%).

Portugal repetiu a posição cimeira, subindo 33,9% em termos homólogos, num total de 21.067 unidades vendidas.

Seguiram-se, com aumentos expressivos, a Lituânia (30.1%), a Roménia (24,2%), a Bulgária (23,8%).

Todos os principais mercados contribuíram para o crescimento global, incluindo Espanha (23,5%), França (15,0%), Itália (14,4%), Alemanha (12,9%) e Reino Unido (12,9%) que registaram taxas de crescimento de dois dígitos.

Só a Irlanda e a Finlândia registaram uma evolução contrária, com quedas homólogas de 14% e 2,5%, respetivamente.

As vendas de ligeiros de passageiros no mês de junho ascenderam a um total de 1.364.009 veículos.

Lusa

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.