sicnot

Perfil

Economia

Dívida portuguesa disparou 36% em 4 anos

A dívida do Estado português aumentou quase 60 mil milhões de euros desde que a troika chegou a Portugal.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Os dados do IGCP traduzem uma subida de 36% entre maio de 2011 e o mesmo mês de 2015, altura em que a dívida rondava os 224 mil milhões de euros. Ainda assim, 4 mil milhões abaixo do pico registado em Fevereiro.

Num cenário meramente teórico, se cada português fosse chamado a pagar a dívida do Estado seria responsável por mais de 21 mil euros. Em maio de 2011, esse valor estava na casa dos 15 mil.

  • Lei que permite a entrada de animais em espaços de restauração gera dúvidas
    2:23

    País

    A lei que permite a entrada de animais de companhia em estabelecimentos de restauração, que entrou hoje em vigor, está a gerar dúvidas para os proprietários. Até ao momento são poucos os estabelecimentos que aderiram e a previsão é para que assim continue. A DECO questionou 1800 pessoas sobre a presença dos animais nos restaurantes e apenas 25% votou a favor.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes