sicnot

Perfil

Economia

Hollande quer governo da Zona Euro com os seis países fundadores da UE

Hollande quer governo da Zona Euro com os seis países fundadores da UE

O Presidente francês propõe que seja criado um governo dentro da Zona Euro, constituído apenas pelos seis países fundadores da União Europeia. François Hollande sugere que haja um orçamento e um parlamento comuns a estes seis países e defende que esta é uma medida fundamental para relançar a Europa. A ideia promete gerar polémica e o primeiro-ministro português já reagiu. Passos Coelho diz que a proposta de Hollande equivale a criar vários clubes dentro do clube da Europa e que esta é uma medida que iria provocar desconfiança e reservas aos restantes países.

  • Passos defende apoio de todos os países para governo da Zona Euro
    1:27

    Economia

    Passos Coelho entende que a proposta de François Hollande para um governo da Zona Euro é interessante, mas sublinha que os destinos da Europa não podem ficar nas mãos de meia dúzia de países. O primeiro-ministro sublinha que a ideia do Presidente francês só deve ir adiante com o acordo de todos os países.

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Grupo de brasileiros em assalto milionário no Paraguai
    1:24