sicnot

Perfil

Economia

Maurice Obstfeld será o novo economista-chefe do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou esta segunda-feira que vai indicar Maurice Obstfeld para economista-chefe do Fundo, sucedendo assim a Olivier Blanchard no cargo em setembro.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Kim Kyung Hoon / Reuters

Em comunicado, a instituição sedeada em Washington informa que será Maurice Obstfeld, um dos conselheiros económicos do presidente norte-americano, Barack Obama, a suceder ao atual economista-chefe do FMI a partir de 8 de setembro.

Olivier Blanchard, 66 anos, assumiu funções no FMI em 2008 e deixa o FMI para ir para integrar o Peterson Institute for International Economics.

Doutorado em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), Maurice Obstfeld é professor na Universidade da Califórnia, em Berkley, e um dos conselheiros económicos de Barack Obama, tendo sido conselheiro de vários governos e de bancos centrais.

Maurice Obstfeld é coautor, entre outros, do livro "Economia Internacional" com Marc Melitz e Paul Krugman (Nobel da Economia que tem sido muito crítico do FMI, nomeadamente na sua atuação perante a crise da Grécia).

Lusa

  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos poucos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.