sicnot

Perfil

Economia

Citigroup multado em 700 milhões de dólares por enganar titulares de cartões crédito

O Citigroup vai ter de pagar 700 milhões de dólares (640 milhões de euros) a clientes e outros 50 milhões em multas federais, por enganar clientes nos cartões de créditos, anunciaram hoje os reguladores norte-americanos.

© Dado Ruvic / Reuters

Os 700 milhões destinam-se a compensar cerca de nove milhões de detentores de contas, que foram vítimas de 'marketing' desonesto por parte do Citigroup, quando subscreveram alertas de fraude, monitorização de crédito e outros serviços com os seus cartões de crédito.

"Continuamos a descobrir práticas de marketing ilegais associadas aos cartões de crédito que custaram milhões de dólares aos consumidores", afirmou Richard Cordray, diretor da agência de proteção do consumidor financeiro (CFPB, na sigla em Inglês).

"Nos nossos quatro anos, esta é a décima ação que temos contra empresas por enganarem os consumidores. Vamos continuar vigilantes", acrescentou.

Em alguns casos, os vendedores dos serviços, através do designado 'telemarketing', promoviam os produtos sem informar os consumidores dos seus custos ou diziam que tinham um período inicial gratuito, que na realidade era pago, especificou a CFPB.

Em outros casos, o Citigroup faturou os consumidores por serviços não prestados ou escondeu a apresentou mal a estrutura de custos.

A penalização do Citigroup sucede a outras impostas ao JPMorgan Chase, ao Bank of America e a outros bancos, pelos mesmos motivos.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".