sicnot

Perfil

Economia

Dirigentes da japonesa Toshiba demitem-se após escândalo financeiro

A Toshiba anunciou hoje que o seu presidente, Hisao Tanaka, vai abandonar o cargo após o escândalo de manipulação da contabilidade, que chegou a inflacionar os lucros da empresa em 1.125 milhões de euros durante quase sete anos.

© Thomas Peter / Reuters

Em comunicado enviado à bolsa de Tóquio, a multinacional nipónica dedicada às infraestruturas e eletrónica, explicou que, tanto Tanaka, como outros cinco membros do conselho de administração "vão deixar hoje os cargos e a partir do dia 22 (quarta-feira) outras pessoas vão ocupar os seus postos".

Norio Sasaki, atualmente vice-presidente do conselho de administração, e Atsutoshi Nishida, conselheiro especial, também abandonam funções pelas mesmas razões.

A demissão ocorre depois da publicação de um relatório de um grupo de peritos independentes que revelou como a direção da Toshiba alimentou a manipulação "sistemática" da contabilidade da empresa, com a qual chegou a inflacionar os lucros operacionais em 151.800 milhões de ienes (1.221 milhões de dólares ou 1.125 milhões de euros) entre 2008 e 2014.

Tanaka, de 64 anos, e Sasaki, de 66, juntaram-se à Toshiba no início dos anos 1970.

Lusa

  • As zonas de guerra que o fogo deixou
    3:13

    País

    A chuva finalmente ajudou na luta contra as chamas e o que fica agora é um cenário de devastação no norte e centro do país. Morreram 37 pessoas, arderam centenas de casas e empresas e há críticas severas à falta de meios.

  • Visto do céu, Portugal é um país que se vestiu de negro
    3:28
  • Portugueses usam Facebook para marcar protestos contra incêndios

    País

    Os incêndios que têm acontecido este ano estão a causar revolta entre a população. Por essa razão, estão marcadas, através da rede social Facebook, várias manifestações para os próximos dias um pouco por todo o país. Os portugueses exigem a melhoria do sistema, para que as tragédias deste ano não se voltem a repetir.

  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06
  • "Quem está no Governo tem sérias responsabilidades"
    1:07

    Opinião

    Pacheco Pereira aponta falhas do Estado, dos bombeiros e da Proteção Civil como causa dos incêndios que assolaram o país no passado domingo. O comentador da SIC considera que o Governo tem responsabilidade perante o que aconteceu.

  • Presidente das Indústrias de Madeira diz que fogos estão a afetar o setor
    0:39

    País

    A Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário desvaloriza que os industriais do setor possam comprar madeira mais barata, em resultado dos incêndios florestais. Em entrevista na SIC Notícias, o presidente da associação, Vítor Poças, considera que os fogos estão a prejudicar gravemente a indústria.