sicnot

Perfil

Economia

Dirigentes da japonesa Toshiba demitem-se após escândalo financeiro

A Toshiba anunciou hoje que o seu presidente, Hisao Tanaka, vai abandonar o cargo após o escândalo de manipulação da contabilidade, que chegou a inflacionar os lucros da empresa em 1.125 milhões de euros durante quase sete anos.

© Thomas Peter / Reuters

Em comunicado enviado à bolsa de Tóquio, a multinacional nipónica dedicada às infraestruturas e eletrónica, explicou que, tanto Tanaka, como outros cinco membros do conselho de administração "vão deixar hoje os cargos e a partir do dia 22 (quarta-feira) outras pessoas vão ocupar os seus postos".

Norio Sasaki, atualmente vice-presidente do conselho de administração, e Atsutoshi Nishida, conselheiro especial, também abandonam funções pelas mesmas razões.

A demissão ocorre depois da publicação de um relatório de um grupo de peritos independentes que revelou como a direção da Toshiba alimentou a manipulação "sistemática" da contabilidade da empresa, com a qual chegou a inflacionar os lucros operacionais em 151.800 milhões de ienes (1.221 milhões de dólares ou 1.125 milhões de euros) entre 2008 e 2014.

Tanaka, de 64 anos, e Sasaki, de 66, juntaram-se à Toshiba no início dos anos 1970.

Lusa

  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • Lembra-se dos olharapos da Expo'98? Estão de volta
    1:46