sicnot

Perfil

Economia

Ministério das Finanças garante que não violou Lei do Enquadramento Orçamental

O Governo defende que não desrepeitou a lei de enquadramento orçamental. É a resposta às críticas feitas pelo Tribunal de Contas no relatório que analisou a execução orçamental de 2014.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Num comunicado, o Ministério das Finanças explica que não contabilizou o Fundo de Resolução porque as regras de classificação estatística foram alteradas no ano passado e até então o fundo não estava integrado no perímetro das administrações públicas.

O Governo acrescenta ainda que a reclassificação já foi feita no orçamento de 2015. Lembra também que toda a informação foi reportada na síntese de execução orçamental, onde era referida a transferência das contribuições para o fundo, bem como, o empréstimo concedido plo estado na sequência da resolução do BES.

  • Avião da Qatar Airways aterrou na Base das Lajes devido a emergência médica

    País

    Três passageiros de um voo da companhia aérea Qatar Airways, que teve de aterrar este domingo na Terceira, nos Açores, foram assistidos no Hospital de Santo Espírito, naquela ilha. Fonte da Proteção Civil dos Açores disse que se tratou "de uma aterragem de emergência médica", depois de um passageiro se ter "sentido mal", após "alguma turbulência".

  • O último adeus a Fidel Castro
    1:59

    Fidel Castro 1926-2016

    O funeral de Fidel Castro realiza-se hoje em Santiago de Cuba, berço da revolução, numa cerimónia que encerra os nove dias de luto decretados após a morte do ex-Presidente a 25 de novembro, aos 90 anos.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.