sicnot

Perfil

Economia

Ministério das Finanças garante que não violou Lei do Enquadramento Orçamental

O Governo defende que não desrepeitou a lei de enquadramento orçamental. É a resposta às críticas feitas pelo Tribunal de Contas no relatório que analisou a execução orçamental de 2014.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Num comunicado, o Ministério das Finanças explica que não contabilizou o Fundo de Resolução porque as regras de classificação estatística foram alteradas no ano passado e até então o fundo não estava integrado no perímetro das administrações públicas.

O Governo acrescenta ainda que a reclassificação já foi feita no orçamento de 2015. Lembra também que toda a informação foi reportada na síntese de execução orçamental, onde era referida a transferência das contribuições para o fundo, bem como, o empréstimo concedido plo estado na sequência da resolução do BES.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Itália tenta colocar migrações na agenda do G7 contra vontade dos EUA
    1:45
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.