sicnot

Perfil

Economia

Grécia debate novo pacote de reformas

O parlamento grego iniciou hoje o debate da proposta de lei sobre o segundo pacote de reformas acordado com a zona euro, um passo prévio para um terceiro resgate e visto como novo teste ao Governo de Tsipras.

© Yiannis Kourtoglou / Reuters

O texto, que inclui uma reforma do Código Civil e a adoção da diretiva europeia sobre o saneamento de bancos, começou a ser analisado numa reunião conjunta das quatro comissões do parlamento, que deverá prolongar-se durante toda a manhã.

De seguida, a proposta de lei passa ao plenário, cujo debate termina com a votação, que se prevê que irá arrastar-se até à madrugada.

As medidas em debate incluem uma diretiva europeia que garante os depósitos bancários até 100.000 euros, assim como uma reforma no Código Civil destinadas a acelerar os procedimentos legais e a reduzir os seus custos.

A reforma do código civil provocou mal-estar entre os juízes e advogados, que criticaram a falta de informações sobre as mudanças previstas.

A votação é vista como um novo teste ao Governo de Alexis Tsipras, já que o acordo provocou dissidências no seio do seu partido, o esquerdista Syriza.

Na sessão de hoje, o governo de Alexis Tsipras enfrenta uma nova prova de unidade, depois de 39 deputados do Syriza não terem apoiado o acordo com os parceiros europeus numa votação na quarta-feira passada, o que levou uma remodelação do Executivo grego.

A aprovação destas medidas é uma condição para que o governo grego e os seus credores possam iniciar as negociações para um terceiro plano de resgate para a Grécia.

Lusa

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47
  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.