sicnot

Perfil

Economia

Banco estatal chinês é a empresa mais lucrativa do mundo

O banco estatal chinês ICBC (Industrial and Commercial Bank of China) foi a empresa mais lucrativa do mundo em 2014, à frente da norte-americana Apple, indicou hoje a imprensa oficial chinesa, citando a Fortune.

© Jason Lee / Reuters

Pelas contas daquela revista norte-americana, no ano passado, os lucros do ICBC somaram 44.700 milhões de dólares (cerca de 40.670 milhões de euros), mais 5.200 milhões (47.300 milhões de euros) do que a Apple.

Nos dez primeiros lugares da lista, há mais três bancos estatais chineses, entre os quais o Bank of China, que já tem uma agência em Lisboa, e uma sul-coreana (Sansumg).

As restantes quatro (Exxon Mobile, Wells Fargo, Microsoft, e JP Morgan Chase) são norte-americanas.

Revista económica do grupo proprietário da Time e de outras famosas publicações dos Estados Unidos, a Fortune elabora anualmente uma lista das 500 maiores empresas mundiais em termos de vendas ("Global 500"), que inclui uma secção dedicada às mais lucrativas.

A última edição da "Global 500", relativa ao ano passado e divulgada também hoje na imprensa chinesa, volta a ser encabeçada pela cadeia norte-americana Wal-Mart, cujas receitas somaram 485.650 milhões de dólares (441.900 milhões de euros) em 2014.

Entretanto, a Sinopec (China Petrochemical Corp) ascendeu ao 2.º lugar, ultrapassando a holandesa Royal Dutch Shell, que passou para 3.º, e a petrolífera norte-americana Exxon Mobile ocupa o 5.º lugar.

Entre as dez maiores da lista, há mais duas chinesas - China National Petroleum Corp (4.º lugar) e State Grid Corp of China (7.º lugar) - uma britânica, a BP (6.º), uma alemã, a Volkswagen (8.º), uma japonesa, Toyota (9.º), e uma suíça, a Gleencore (10.º).

No conjunto, quase metade das 500 são norte-americanas (128) ou chinesas (106).

Lusa

  • Dissidente chinês Ai Weiwei recupera passaporte

    Mundo

    O artista e ativista chinês Ai Weiwei recuperou o passaporte que lhe foi retirado pelas autoridades chinesas há mais de quatro anos. Conhecido por ser um dissidente, Ai Weiwei publicou uma fotografia nas redes sociais onde mostra que finalmente pode sair da China.

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.

  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC