sicnot

Perfil

Economia

Banco estatal chinês é a empresa mais lucrativa do mundo

O banco estatal chinês ICBC (Industrial and Commercial Bank of China) foi a empresa mais lucrativa do mundo em 2014, à frente da norte-americana Apple, indicou hoje a imprensa oficial chinesa, citando a Fortune.

© Jason Lee / Reuters

Pelas contas daquela revista norte-americana, no ano passado, os lucros do ICBC somaram 44.700 milhões de dólares (cerca de 40.670 milhões de euros), mais 5.200 milhões (47.300 milhões de euros) do que a Apple.

Nos dez primeiros lugares da lista, há mais três bancos estatais chineses, entre os quais o Bank of China, que já tem uma agência em Lisboa, e uma sul-coreana (Sansumg).

As restantes quatro (Exxon Mobile, Wells Fargo, Microsoft, e JP Morgan Chase) são norte-americanas.

Revista económica do grupo proprietário da Time e de outras famosas publicações dos Estados Unidos, a Fortune elabora anualmente uma lista das 500 maiores empresas mundiais em termos de vendas ("Global 500"), que inclui uma secção dedicada às mais lucrativas.

A última edição da "Global 500", relativa ao ano passado e divulgada também hoje na imprensa chinesa, volta a ser encabeçada pela cadeia norte-americana Wal-Mart, cujas receitas somaram 485.650 milhões de dólares (441.900 milhões de euros) em 2014.

Entretanto, a Sinopec (China Petrochemical Corp) ascendeu ao 2.º lugar, ultrapassando a holandesa Royal Dutch Shell, que passou para 3.º, e a petrolífera norte-americana Exxon Mobile ocupa o 5.º lugar.

Entre as dez maiores da lista, há mais duas chinesas - China National Petroleum Corp (4.º lugar) e State Grid Corp of China (7.º lugar) - uma britânica, a BP (6.º), uma alemã, a Volkswagen (8.º), uma japonesa, Toyota (9.º), e uma suíça, a Gleencore (10.º).

No conjunto, quase metade das 500 são norte-americanas (128) ou chinesas (106).

Lusa

  • Dissidente chinês Ai Weiwei recupera passaporte

    Mundo

    O artista e ativista chinês Ai Weiwei recuperou o passaporte que lhe foi retirado pelas autoridades chinesas há mais de quatro anos. Conhecido por ser um dissidente, Ai Weiwei publicou uma fotografia nas redes sociais onde mostra que finalmente pode sair da China.

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11

    Mundo

    Um barco de turismo naufragou na Colômbia, ontem à tarde. A bordo estavam cerca de 170 passageiros. Há pelo menos seis mortos confirmados e 28 pessoas continuam desaparecidas. O barco afundou-se ao largo de uma barragem, perante o olhar incrédulo de dezenas de pessoas.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.