sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas abre investigação aprofundada à reestruturação do Banif

A Comissão Europeia anunciou hoje a abertura de um processo de investigação aprofundada para determinar se as ajudas do Estado português ao Banif respeitaram as regras comunitárias.

Em causa está a recapitalização pública do banco no início de 2013. Bruxelas aprovou na altura um auxílio estatal de 1100 milhões de euros, que permitiu ao Banif voltar a cumprir os rácios impostos à banca.

Agora, a Comissão Europeia mostra dúvidas sobre o plano de reestruturação do banco, que estava associado a essa recapitalização.

Quer saber se as medidas previstas, e que já foram revistas várias vezes, cumprem as regras europeias, que implicam assegurar a viabilidade do banco a longo prazo e limitar ao máximo a utilização do dinheiro dos contribuintes. Implicam ainda que os custos da reestruturação sejam partilhados pelo banco e acionius que as distorções de concorrência que advenham das ajudas estatais sejam limitadas.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.