sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas abre investigação aprofundada à reestruturação do Banif

A Comissão Europeia anunciou hoje a abertura de um processo de investigação aprofundada para determinar se as ajudas do Estado português ao Banif respeitaram as regras comunitárias.

Em causa está a recapitalização pública do banco no início de 2013. Bruxelas aprovou na altura um auxílio estatal de 1100 milhões de euros, que permitiu ao Banif voltar a cumprir os rácios impostos à banca.

Agora, a Comissão Europeia mostra dúvidas sobre o plano de reestruturação do banco, que estava associado a essa recapitalização.

Quer saber se as medidas previstas, e que já foram revistas várias vezes, cumprem as regras europeias, que implicam assegurar a viabilidade do banco a longo prazo e limitar ao máximo a utilização do dinheiro dos contribuintes. Implicam ainda que os custos da reestruturação sejam partilhados pelo banco e acionius que as distorções de concorrência que advenham das ajudas estatais sejam limitadas.

  • Pagaram 10 libras por diamante que vale milhares

    Mundo

    Há 30 anos um comprador adquiriu um anel de diamantes de 26.27 quilates por apenas 10 libras (cerda de 11 euros) numa feira em Isleworth, no oeste Londres. O proprietário passeou durante três décadas com uma peça que valia cerca de 350.000 libras (407.000€) e não sabia. Confessa que até a usava durante as tarefas domésticas.

    SIC

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.

  • Caçador morre esmagado por elefante

    Mundo

    Um famoso caçador morreu na sexta-feira após ser esmagado por um elefante quando estava a caçar. A morte foi confirmada pelas autoridades do Zimbabué, que adiantaram ainda que o animal foi morto por um dos caçadores do grupo de Theunis Botha.