sicnot

Perfil

Economia

PGR e PJ negam receção de queixa contra Montepio

A Procuradoria Geral da República e Polícia Judiciária negam ter recebido qualquer do Banco de Portugal contra o Montepio Geral. Também o presidente do banco desmente ser alvo de queixa. O jornal Público noticiava hoje que o banco central tinha apresentado uma queixa contra o Montepio, depois de detetar falhas no controlo de operações financeiras que o supervisor considera suspeitas.

Arquivo SIC

De acordo com o diário, em causa estão movimentos transnacionais, que podem indiciar crimes de branqueamento de capitais, com origem no Finibanco Angola, detido pelo Montepio Geral. O banco não terá comunicado as transações entre os dois países, procedimento exigido por lei.

A denúncia, feita pelo regulador, teerá chegado ao Ministério Público no final de abril, acrescentava o jornal.

Contudo, "até ao momento, não deu entrada na Procuradoria-Geral da República qualquer expediente com o teor referido", refere uma nota enviada à SIC pela PGR.

Fonte da PJ garantiu também à SIC não ter recebido comunicação do Banco de Portugal relacionada com o Montepio.

Entretanto, o até agora presidente do banco Tomás Correia desmentiu também ser alvo de queixa em declarações aos jornalistas.

Ontem, Tomás Correia foi substituído por José Félix Morgado na liderança do Montepio. A mudança deverá ser confirmada no próximo mês, em Assembleia Geral.

  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50
  • Como comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Primeira casa reconstruída de raiz depois dos incêndios de Pedrógão já foi entregue
    1:49
  • Saiba que efeitos causam os diferentes tipos de bebidas alcoólicas

    Mundo

    As diferentes bebidas alcoólicas alteram e moldam o estado de espírito de formas distintas, concluiu um estudo científico sobre consumo de álcool e emoções. Segundo esta pesquisa, quem ingere bebidas espirituosas pode sentir-se irritado, sexy ou triste, enquanto quem opta pelo vinho tinto ou cerveja terá mais probabilidade de se sentir descontraído.