sicnot

Perfil

Economia

Sérgio Monteiro admite repetir concurso na concessão do Metro do Porto e STCP

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, disse hoje que o pedido de devolução ao Tribunal de Contas do contrato de concessão do Metro do Porto e STCP foi para defender o Estado.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

LUSA

"O consórcio espanhol parece querer desistir da concessão dos STCP (cujo concurso público foi feito em conjunto com a concessão do Metro do Porto) e perante as dúvidas resolvemos tomar cautelas adicionais", disse Sérgio Monteiro à Lusa.

O secretário de Estado, que inaugurou em Sever do Vouga a 25.ª edição da FICAVOUGA, confirmou que foi pedida a devolução do contrato ao Tribunal de Contas, mas foi perentório a desmentir que tal foi feito por o Governo saber de antemão que o visto prévio não ia ser concedido, como sustentou hoje o PS.

"Pelos vistos o PS é a favor das privatizações quando está no Governo, e contra quando está na oposição. Não vale a pena o PS vir com fantasmas e é bom que clarifique se está de acordo com a exigência de que o privado honre o compromisso que assumiu em proposta vinculativa", disse.

Segundo Sérgio Monteiro, se o consórcio espanhol que ganhou o concurso para a concessão do Metro do Porto e dos STCP não assinar os respetivos contratos, "terá de ser lançado novo concurso público".

Nesse cenário, até ao desfecho de novo concurso público internacional serão feitas novas prorrogações de três meses com o operador atual, "contratos esses que têm sido visados pelo Tribunal de Contas", conforme salientou.

Na cerimónia inaugural do certame industrial, comercial e gastronómico de Sever do Vouga, o secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações foi confrontado pelo presidente da Câmara, António Coutinho, com a necessidade de um novo acesso à A25, numa extensão de nove quilómetros, pela dificuldade que tem a indústria, sobretudo metalomecânica, que produz para exportação, em transportar estruturas de grande dimensão pela atual estrada sinuosa e de declives acentuados.

Na resposta, assumiu o compromisso de que, se a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro reconhecer o interesse regional da pretendida ligação da zona industrial de Padrões à A25, a via avançará, até porque "está acautelada no Orçamento da Infraestruturas de Portugal".

Lusa

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois do tribunal ter desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17
  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31