sicnot

Perfil

Economia

Bolsa chinesa fechou hoje a cair 8,48%

A Bolsa chinesa fechou hoje a perder 8,48%, numa "queda a pique" associada aos "magros indicadores económicos" divulgados nos ultimos dias, segundo a agência noticiosa oficial Xinhua.

© STR New / Reuters

O Índice Composite de Xangai fechou nos 3.725 pontos, muito abaixo dos 4.070 alcançados na sessão anterior, e na bolsa de Shenzhen, de menor dimensão, as ações baixaram 7,4%.

Na sexta-feira passada, a bolsa chinesa tinha voltado a cair, interrompendo uma semana inteira em terreno positivo, mas a queda foi de apenas de 1,29%.

O Gabinete Nacional de Estatísticas da China anunciou hoje que, em junho passado, os lucros das grandes empresas industriais do país diminuíram 0,3% em relação a igual período de 2014.

Um outro importante indicador divulgado hoje revela que a atividade industrial apurada este mês é a mais baixa desde abril do ano passado, ampliando os receios que o abrandamento da segunda economia mundial seja maior do que se esperava.

Em 2014, o Produto Interno Bruto chinês cresceu 7,4%, o valor mais baixo dos últimos vinte e quatro anos, e no primeiro semestre de 2015, o crescimento abrandou para 7%.

LUSA

  • Incêndio em fábrica de congelados em Viseu continua ativo
    0:29

    País

    O incêndio que deflagrou esta manhã numa fábrica de produtos congelados em Viseu continua ativo no pavilhão principal. De acordo com o segundo comandante dos Bombeiros Municipais de Viseu, trata-se de um trabalho "demorado e difícil porque a estrutura está abalada". Contudo, os bombeiros conseguiram que o fogo não se propagasse a outros edifícios.

  • Nova fábrica de medicamentos inaugurada na Amadora
    1:36

    País

    Uma nova fábrica de produção de fármacos foi inaugurada esta terça-feira, na Amadora. O espaço dedica-se em exclusivo à produção de um medicamento inovador, para o tratamento do excesso de potássio no sangue.