sicnot

Perfil

Economia

Bolsa chinesa fechou hoje a cair 8,48%

A Bolsa chinesa fechou hoje a perder 8,48%, numa "queda a pique" associada aos "magros indicadores económicos" divulgados nos ultimos dias, segundo a agência noticiosa oficial Xinhua.

© STR New / Reuters

O Índice Composite de Xangai fechou nos 3.725 pontos, muito abaixo dos 4.070 alcançados na sessão anterior, e na bolsa de Shenzhen, de menor dimensão, as ações baixaram 7,4%.

Na sexta-feira passada, a bolsa chinesa tinha voltado a cair, interrompendo uma semana inteira em terreno positivo, mas a queda foi de apenas de 1,29%.

O Gabinete Nacional de Estatísticas da China anunciou hoje que, em junho passado, os lucros das grandes empresas industriais do país diminuíram 0,3% em relação a igual período de 2014.

Um outro importante indicador divulgado hoje revela que a atividade industrial apurada este mês é a mais baixa desde abril do ano passado, ampliando os receios que o abrandamento da segunda economia mundial seja maior do que se esperava.

Em 2014, o Produto Interno Bruto chinês cresceu 7,4%, o valor mais baixo dos últimos vinte e quatro anos, e no primeiro semestre de 2015, o crescimento abrandou para 7%.

LUSA

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.