sicnot

Perfil

Economia

Cazaquistão passa a integrar a Organização Mundial do Comércio

O Cazaquistão tornou-se esta segunda-feira o 162º membro da Organização Mundial do Comércio (OMC) após cerca de 20 anos de negociações, divulgou a instituição.

O Cazaquistão, uma antiga república soviética na Ásia Central, solicitou a adesão em janeiro de 1996. (Arquivo)

O Cazaquistão, uma antiga república soviética na Ásia Central, solicitou a adesão em janeiro de 1996. (Arquivo)

© Shamil Zhumatov / Reuters

A adesão do país à organização foi aprovada numa reunião do Conselho Geral, órgão executivo da OMC, após o que se seguiu uma cerimónia em que o diretor-geral da OMC, o brasileiro Roberto Azevêdo, e o Presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbaiev, classificaram o dia como "histórico"

"Hoje é um dia realmente histórico", disse Nazarbaiev na sua intervenção perante o plenário do Conselho Geral.

Na mesma linha, Roberto Azevêdo disse que a data é "histórica" para o Cazaquistão e para a organização porque, destacou, "a meta da OMC em se tornar global fica mais próxima".

O Cazaquistão, uma antiga república soviética na Ásia Central, solicitou a adesão em janeiro de 1996, tendo negociado durante anos a adequação das taxas de importação e exportação e outros impedimentos comerciais aos acordos da OMC.

Criada em 1995 com o objetivo de supervisionar e liberalizar o comércio internacional, a OMC surgiu oficialmente a partir do Acordo de Marraquexe, que substituiu o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), que começou em 1948.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.