sicnot

Perfil

Economia

Vodafone Espanha anuncia despedimento coletivo de 1.300 pessoas

A Vodafone Espanha e Vodafone Ono comunicaram aos representantes dos trabalhadores um despedimento coletivo que pode abranger até um máximo de 1.300 trabalhadores, foi anunciado.

(Reuters/Arquivo)

O anúncio surge um ano depois da Vodafone ter concluído a compra da operadora Cable Ono por 7.200 milhões de euros e de ter reestruturado a cúpula da direção.

Estes 1.300 postos de trabalho são representativos de 21,6% do total de trabalhadores das duas empresas (6.000 trabalhadores) e segundo explicaram fontes da operadora, citadas pela agência espanhola EFE, 40% dos despedimentos serão na Vodafone e 60% na Ono.

Para justificar o despedimento coletivo, a Vodafone alega que além de redundâncias geradas pela integração das duas operadoras, houve uma queda das receitas e dos resultados de exploração nos últimos anos.

Nos últimos anos, adianta a operadora, houve fortes investimentos em redes de nova geração, que exigem maiores níveis de eficiência.

"O ajustamento da força de trabalho é um passo necessário dentro do plano de integração e forma parte das iniciativas abordadas para conseguir que a empresa resultante seja eficiente e competitiva", explica ainda a Vodafone.

Tanto a Vodafone como a Ono são "muito sensíveis ao impacto desta medida" e abordarão a negociação "com a forte determinação de alcançar com os representantes sociais o melhor acordo possível tanto para os empregados como para as duas companhias", adianta o comunicado.

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.