sicnot

Perfil

Economia

Rendimento e consumo das famílias da zona euro subiram

O rendimento real ''per capita'' do agregado familiar na zona euro aumentou 0,9% no primeiro trimestre de 2015, face ao período homólogo, divulgou hoje o Eurostat.

© Stefan Wermuth / Reuters

Ainda segundo o gabinete de estatísticas europeu, nos países da zona euro, também o consumo ''per capita'' aumentou entre janeiro e março, com uma variação positiva de 0,8%.

Em ambos os casos, estes valores ficam acima dos registados no último trimestre de 2014.

Quanto ao dados para o total dos 28 países da União Europeia (UE), tanto o rendimento como o consumo 'per capita' dos agregados familiares aumentaram cada um 0,9% entre janeiro e março de 2015.

O consumo real dos agregados familiares por habitante é definido como o rendimento bruto ajustado das famílias dividido pela população total.

O consumo real é definido como o consumo final dos agregados familiares, em termos nominais, dividido pela população total.

A ambos os indicadores são ainda aplicados os índices de preços.

Lusa

  • Fuzileiros continuam no terreno a ajudar população
    3:03
  • Chef russo aconselha bife tártaro aos jogadores portugueses
    1:29
  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44
  • Desacatos no aeroporto de Faro deixam turistas britânicos em terra
    1:46

    País

    Cinco pessoas, que integravam o grupo de turistas britânicos que nos últimos dias causou desacatos em Albufeira, foram ontem impedidas de regressar a Inglaterra. Agressões no aeroporto e desacatos à entrada do avião levaram os comandantes de dois voos a recusar levar aqueles passageiros.