sicnot

Perfil

Economia

Reserva Federal deixa taxas de juro inalteradas apesar dos avanços no emprego

A Reserva Federal, banco central norte-americano, decidiu hoje deixar as suas taxas de juro inalteradas e próximas de zero, apesar de assinalar uma "melhoria" do mercado de trabalho nos Estados Unidos.

Reuters

Após uma reunião do comité de política monetária, em Washington, a Reserva Federal (Fed) considerou que a recuperação no emprego é "sólida", mas adiantou que ainda é necessário esperar antes de mudar a sua política monetária, com as taxas de juro muito baixas desde 2008 para apoiar a recuperação económica.

"O mercado laboral continuou a melhorar com ganhos sólidos e um declínio do desemprego", referiu a Fed no comunicado divulgado no final da reunião, muito idêntico ao texto que saiu da reunião de junho.

A taxa de desemprego baixou para 5,3% em junho, o nível mais baixo desde abril de 2008.

A atividade económica nos Estados Unidos registou uma "expansão moderada", notou a Fed, que assinalou também que a inflação continua "abaixo" do seu objetivo de uma taxa anual próxima de 2%.

O banco central norte-americano referiu que as exportações norte-americanas, penalizadas pela valorização do dólar, continuam "fracas", o mesmo acontecendo com o investimento das empresas.

Neste comunicado, a Fed não dá sinais claros sobre o momento da subida das taxas de juro, muito aguardado pelos mercados.

A presidente da Reserva Federal, Janet Yellen, afirmou em várias ocasiões que é favorável a uma subida das taxas de juro até ao final do ano, sem precisar quando. Muitos analistas têm antecipado que essa subida poderá ocorrer já na próxima reunião do comité de política monetária da Fed, em setembro.

Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália, divulgaram os média locais citando as equipas de socorro. As autoridades italianas admitem a existência de cerca de 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. W. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..