sicnot

Perfil

Economia

Lucros do Santander crescem 24% no primeiro semestre

O Banco Santander obteve lucros de 3,426 mil milhões de euros no primeiro semestre 2015, mais 24% face ao mesmo período de 2014, sobretudo graças aos três principais mercados do banco, Espanha, Reino Unido e Brasil.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Andrea Comas / Reuters

"Os resultados do primeiro semestre evidenciam a solidez e a recorrência do modelo Santander. O lucro cresce nos dez principais países onde operamos. A rentabilidade, a excelência operacional e a qualidade do crédito também melhoram", indicou a presidente do Banco Santander, Ana Botín, numa nota enviada hoje aos reguladores.

O crédito aos clientes do Santander cresceu 13,1%, para os 799,233 mil milhões de euros, ao passo que os depósitos subiram 11,4% (para 687,900 mil milhões) e os depósitos e fundos de investimento aumentaram 12% (alcançando 823,482 mil milhões de euros).

Assim, as receitas do Santander cresceram 12% no primeiro semestre e os custos 11%, o que permitiu que a margem bruta tivesse crescido 11,9%. Conjugando com a contenção de custos realizada pela entidade, a margem líquida subiu 12,9%.

Uma vez que o Banco Santander também começou a reduzir as dotações para insolvências (mais altas nos últimos anos devido à crise), as provisões desceram 5%, o que contribui para os lucros de 3,426 mil milhões de euros.

O Santander acrescenta que o crescimento da atividade e das receitas foram puxados também pelo "impacto favorável dos taxas de câmbio, especialmente pela depreciação do euro face ao dólar e à libra".

O negócio do banco em Espanha contribuiu com 771 milhões de euros para os resultados globais, ou seja 50% mais do que no ano passado. Na divisão espanhola, as dotações para insolvências caíram 37%, o que foi essencial para o lucro obtido.

O maior mercado do grupo Santander continua a ser o Reino Unido (com lucros de 1,029 mil milhões de euros), seguido do Brasil (com 1,007 mil milhões de euros). Entre as dez principais geografias onde o Santander está presente, Portugal registou o segundo maior crescimento percentual interanual (+44%), para os 107 milhões de euros.

No segmento do crédito, a carteira totaliza 826,707 mil milhões de euros, ou 13% mais, com um aumento de 65 mil milhões no período em apreço, de janeiro a junho. Em Espanha, a carteira de crédito é de 161,357 mil milhões de euros, praticamente o mesmo que no final de junho de 2014.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.