sicnot

Perfil

Economia

Oposição considera que números do desemprego não são reais

Oposição considera que números do desemprego não são reais

Nas reações aos números do desemprego, a maioria afirma que a taxa não era tão baixa desde 2011, ano em que entrou para o Governo. A oposição diz que se deve olhar para os dados reais e não para números fictícios.

  • Últimos dados do INE alimentam polémica sobre desemprego
    1:47

    Economia

    A taxa de desemprego ficou nos 12,4% em junho. É um valor igual ao do mês maio, mas apenas porque essa taxa de maio foi agora revista, e afinal apresenta uma descida surpreendente de quase um ponto percentual. Os números são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e vão alimentar ainda mais a polémica sobre o desemprego.

  • INE corrigiu taxa de desemprego em 0,8% entre maio e junho
    1:56

    Economia

    A taxa de desemprego ficou nos 12,4% em junho, o mesmo valor do mês de maio. Mas isto só acontece porque o Instituto Nacional de Estatística corrigiu os números desse mês. Ou seja, foi uma descida surpreendente de 0,8 pontos percentuais. A SIC contactou o Instituto Nacional de Estatística para tentar perceber o motivo de uma correção tão expressiva nos números, mas, até ao momento, não foi obtida qualquer resposta por parte do INE.

  • 2017 regista o valor mais alto de área ardida da última década
    0:56
  • Danos Colaterais 
    18:55
    Reportagem Especial

    Reportagem Especial

    Jornal da Noite

    Nos últimos oito anos a banca perdeu 12 mil profissionais. A dimensão de despedimentos no setor é a segunda maior da economia portuguesa, só ultrapassada pela construção civil. A etapa mais complexa da história começou em 2008, com a nacionalização do BPN. Desde então, as saídas têm sido a regra. A reportagem especial desta terça-feira, "Danos Colaterais", dá voz aos despedidos da banca.

  • Suspeitas de fraude em matrículas escolares
    2:24

    País

    A Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGAE) abriu uma investigação por suspeitas de fraude nas matrículas, no agrupamento Filipa de Lencastre, em Lisboa. Muitos pais queixam-se de alegadas irregularidades no processo de admissão de vários alunos. Em algumas escolas foi preciso recorrer aos serviços da PSP para acalmar os ânimos. 

  • Trump acusa o procurador-geral dos EUA de ser fraco
    1:46