sicnot

Perfil

Economia

Oposição considera que números do desemprego não são reais

Oposição considera que números do desemprego não são reais

Nas reações aos números do desemprego, a maioria afirma que a taxa não era tão baixa desde 2011, ano em que entrou para o Governo. A oposição diz que se deve olhar para os dados reais e não para números fictícios.

  • Últimos dados do INE alimentam polémica sobre desemprego
    1:47

    Economia

    A taxa de desemprego ficou nos 12,4% em junho. É um valor igual ao do mês maio, mas apenas porque essa taxa de maio foi agora revista, e afinal apresenta uma descida surpreendente de quase um ponto percentual. Os números são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e vão alimentar ainda mais a polémica sobre o desemprego.

  • INE corrigiu taxa de desemprego em 0,8% entre maio e junho
    1:56

    Economia

    A taxa de desemprego ficou nos 12,4% em junho, o mesmo valor do mês de maio. Mas isto só acontece porque o Instituto Nacional de Estatística corrigiu os números desse mês. Ou seja, foi uma descida surpreendente de 0,8 pontos percentuais. A SIC contactou o Instituto Nacional de Estatística para tentar perceber o motivo de uma correção tão expressiva nos números, mas, até ao momento, não foi obtida qualquer resposta por parte do INE.

  • A estreia de Centeno como líder do Eurogrupo
    1:56
  • Puigdemont chegou à Dinamarca e não foi detido

    Mundo

    A Justiça espanhola pediu à Dinamarca para ativar a ordem de detenção europeia contra Carles Puigdemont, que ignorou as ameaças de detenção e decidiu deslocar-se a Copenhaga para participar numa conferência. Entretanto na Catalunha, o presidente do parlamento propôs Puigdemont para voltar a dirigir o Governo Regional.

  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

    Luís Marques Mendes

  • O caso Assange é "um problema" para o Equador

    Mundo

    O Presidente equatoriano, Lenin Moreno, declarou no domingo que o asilo atribuído ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, pela embaixada do Equador em Londres desde 2012 é "um problema herdado" que constitui "mais que um aborrecimento".