sicnot

Perfil

Economia

PS diz que número que conta é o dos 203 mil empregos "destruídos" em 4 anos

O PS considerou hoje que "o número que verdadeiramente conta" sobre o desemprego são os "empregos destruídos", sustentando que ao fim de quatro anos de Governo PSD/CDS-PP esse número é já de 203 mil.

Em declarações à Lusa a propósito da estimativa mensal divulgada esta manhã pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que aponta que a taxa de desemprego se manteve inalterada em junho face a maio, nos 12,4%, o vice-presidente da bancada do PS Pedro Nuno Santos argumentou que "a maioria dos desempregados não está refletida" nos números anunciados pelo INE.

Pois, defendeu, aos desempregados contabilizados pelo INE há que acrescentar "todos aqueles que foram obrigados a emigrar", os desempregados que deixaram de procurar emprego e os desempregados que frequentam programas ocupacionais.

Somando estes desempregados aos números do INE, disse, a taxa de desemprego dispara para lá dos 20%, aproximando-se mesmo dos 25%, ou pelo INE.

Por isso, sublinhou, "o número que verdadeiramente conta é o dos empregos destruídos".

E, durante os quatro anos em que o atual Governo PSD/CDS-PP esteve em funções, 203 mil empregos foram destruídos, acusou.

Ainda segundo o INE, a estimativa provisória da população desempregada para junho de 2015 foi de 636,4 mil pessoas, enquanto a estimativa provisória da população empregada foi de 4.492,7 mil pessoas, mantendo-se ambas "praticamente inalteradas" em relação ao mês anterior.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa. A Direção-Geral de Saúde vai divulgar ainda esta terça-feira as normas de orientação clínica para que os médicos possam lidar da melhor maneira com este surto.

  • Bruno de Carvalho e Octávio Machado suspensos

    Desporto

    O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, e o diretor-geral para o futebol, Octávio Machado, foram esta terça-feira suspensos pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência de uma queixa apresentada pelo Benfica em novembro de 2015.

  • Corredora exausta é levada ao colo até à meta na meia maratona do amor
    1:06

    Mundo

    Aconteceu este domingo em Filadélfia, EUA. A poucos metros da meta uma corredora exausta é amparada por dois colegas. Mas o cansaço é tanto que fica sem força nas pernas. É quando aparece a terceira ajuda. Um homem volta para trás e leva-a no colo até à meta. A centímetros do fim larga-a para que a corredora possa atravessar a meta pelo seu próprio pé.

    Patrícia Almeida

  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho