sicnot

Perfil

Economia

Audi, BMW e Daimler compram mapas digitais à Nokia por 2800 milhões de euros

Os fabricantes automóveis alemães Audi, BMW e Daimler compraram à empresa finlandesa Nokia o negócio dos mapas digitais Here por 2800 milhões de euros.

A transação, que carece de ser aprovada pelas autoridades competentes, deve ser fechada previsivelmente no primeiro trimestre de 2016. (Arquivo)

A transação, que carece de ser aprovada pelas autoridades competentes, deve ser fechada previsivelmente no primeiro trimestre de 2016. (Arquivo)

© Lehtikuva Lehtikuva / Reuters

O anúncio foi feito hoje pela Daimler, que indicou que os três fabricantes vão ter participações idênticas, clarificando, portanto, que nenhum terá uma participação maioritária.

A transação, que carece de ser aprovada pelas autoridades competentes, deve ser fechada previsivelmente no primeiro trimestre de 2016.

"Com a aquisição, assegura-se a disponibilidade a longo prazo dos produtos e serviços da Here como uma plataforma aberta, independente e geradora de valor para os mapas e outros serviços de mobilidade na Internet", indicou a Daimler, no comunicado conjunto das três empresas automóveis alemãs.

A Here estabelece a base para a nova geração de mapas e serviços de mobilidade.

Além disso, para a indústria automobilística cria a base para um novo sistema de assistência que permita alcançar a condução completamente automatizada.

Mapas digitais muito detalhados vão ser conectados com dados do veículo em tempo real para aumentar a segurança do tráfego e possibilitar serviços e produtos inovadores.

Cada uma das empresas poderá oferecer aos seus clientes serviços específicos da sua marca e diferenciados que terão como base dados iniciais similares.

"O nosso ambiente muda constantemente, por isso, devem atualizar-se continuamente os mapas digitais e de informação para oferecer a maior utilidade", disse o presidente da Audi, Rupert Stadler.

Lusa

  • Governo sírio só aceitará cessar-fogo após retirada de rebeldes
    1:29

    Mundo

    O Presidente sírio Bashar Al- Assad diz que só aceitará um acordo de cessar-fogo em Alepo que inclua a retirada de todos os rebeldes da cidade. Na Alemanha, Merkel considerou que a situação na Síria é vergonhosa devido à incapacidade da comunidade internacional aliviar o conflito.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Como (não) travar no gelo
    1:02

    Mundo

    Um vídeo gravado em Montreal, no Canadá, mostra como é quase impossível travar em estradas cobertas de gelo.