sicnot

Perfil

Economia

Toyota recolhe 2,3 milhões de carros no mundo, 28 mil em Portugal

A Toyota anunciou esta terça-feira que vai alargar para 2,3 milhões de carros, em todo o mundo, a recolha às oficinas referente ao detonador de 'airbag' do condutor produzido pelo fornecedor Takata, dos quais 27.945 em Portugal.

a Toyota vai contactar diretamente os proprietários dos modelos Yaris e Hilux, produzidos entre janeiro de 2006 e dezembro de 2011, para que, "mediante a sua disponibilidade, se desloquem com as viaturas à rede oficial de concessionários Toyota". (Arquivo)

a Toyota vai contactar diretamente os proprietários dos modelos Yaris e Hilux, produzidos entre janeiro de 2006 e dezembro de 2011, para que, "mediante a sua disponibilidade, se desloquem com as viaturas à rede oficial de concessionários Toyota". (Arquivo)

Ken Aragaki / AP

Em comunicado, a marca japonesa refere que "na sequência da campanha de serviço que visa os detonadores de 'airbag' produzidos pela Takata, a Toyota vai expandir a mais unidades Yaris e Hilux".

Segundo a Toyota Caetano Portugal, após ter realizado vários testes e investigações sobre o detonador de 'airbag' do condutor produzido pela Takata, a marca nipónica verificou que "existe a possibilidade do 'airbag' do condutor não deflagrar de acordo com o projetado em caso de acidente, e, apesar de ainda não ter identificado a causa, a Toyota decidiu alargar a campanha de serviço aos modelos Yaris e Hilux substituindo o airbag do condutor sem qualquer custo para o cliente".

Assim, a Toyota vai contactar diretamente os proprietários dos modelos Yaris e Hilux, produzidos entre janeiro de 2006 e dezembro de 2011, para que, "mediante a sua disponibilidade, se desloquem com as viaturas à rede oficial de concessionários Toyota".

O construtor de automóveis nipónico acrescenta que a operação será realizada "sem qualquer custo para os clientes e demorará cerca de 40 minutos".

A empresa adianta que se empenhou "afincadamente na segurança e na qualidade dos seus modelos" e, como reflexo desta atitude, colocou "os clientes e as pessoas em primeiro lugar, tomando sem hesitação, qualquer ação que vise a melhoria destes pilares".

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.