sicnot

Perfil

Economia

Juros da dívida de Portugal caem a dois, mas sobem a cinco e dez anos

Os juros da dívida de Portugal estavam hoje a cair a dois anos, mas a subir a cinco e dez anos em relação a sexta-feira, apesar de os investidores mostrarem algum otimismo em relação à Grécia.

(LUSA/ ARQUIVO)

Cerca das 09:20 em Lisboa, os juros da dívida portuguesa a dois anos estavam a cair para 0,388%, contra 0,391% na sessão de sexta-feira, depois de terem subido até ao máximo desde meados de outubro, de 0,807%, a 08 de julho.

O atual mínimo de sempre dos juros a dois anos, de 0,013%, foi atingido a 13 de abril passado.

Já na maturidade dos dez anos, os juros subiam de 2,452% na sexta-feira para 2,453% hoje, depois de terem subido até aos 3,253% a 15 de junho último, um máximo desde meados de outubro de 2014.

O atual mínimo de sempre é de 1,560% e foi registado a 13 de março passado.

Os juros de Espanha a dois anos, por seu turno, estavam a subir para 0,101%, contra 1,100% na sexta-feira. A 16 de junho os juros subiram até 1,927%, um máximo desde meados de outubro de 2014.

Em Espanha também subiam a cinco e a dez anos e em Itália subiram a dois e a dez anos e desciam a cinco anos, enquanto na Grécia os juros registavam descidas a dois e dez anos face a sexta-feira.

Os mercados poderão hoje beneficiar de algum otimismo face à Grécia, depois de ter sido noticiado que Atenas deseja que as conversações com os seus credores internacionais, para que se alcance o terceiro programa de ajuda financeira, estejam terminadas na terça-feira.

A Grécia terá de desembolsar 3.200 milhões de euros ao Banco Central Europeu (BCE) a 20 de agosto.

Lusa

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..