sicnot

Perfil

Economia

Google muda estrutura corporativa e cria "Alphabet"

A empresa Google anunciou hoje que vai mudar a sua estrutura empresarial para melhorar a gestão e colocar os produtos da secção de investigação e desenvolvimento (I&D) sob um novo desígnio corporativo, que se chamará "Alfabeto" ('Alphabet').

Virginia Mayo

Num anúncio-surpresa, o chefe executivo "Alphabet", Larry Page, disse que esta será a "empresa guarda-chuva para o braço de tecnologia de pesquisa 'X Lab'", unidade de investimento do Google Ventures e operações de saúde e ciência, assim como para a unidade de pesquisa do Google, cujo CEO será o atual vice-presidente Sundar Pichai.

"Estamos a criar uma nova empresa, chamada 'Alphabet'. Estou entusiasmado por ter sido nomeado para CEO desta empresa, que irei comandar com a ajuda do meu parceiro Sergey, como presidente", disse Larry Page, explicando que a estrutura é "principalmente um conjunto de várias empresas", das quais a maior é a Google.

Alphabet Inc. irá substituir a Google Inc. como uma entidade de capital aberto, sendo que todas as ações da Google vão automaticamente ser convertidas em ações da 'Alphabet', com os mesmos direitos, informou Larry Page, explicando que a Google passará a ser uma subsidiária total da empresa 'Alphabet'.

Esta restruturação surgiu no momento em que os responsáveis receiam que o domínio Google tenha atingido o pico máximo e esteja a sofrer uma desvalorização pelos utilizadores, devido à falta de adequação do motor de pesquisa com a mudança das necessidades dos seus utilizadores.

A empresa Google foi durante anos líder do motor de busca na Internet, que, aliada à publicidade que havia nas suas páginas, se tornou num negócio bastante rentável.

Todas as empresas pertencentes à Google têm lutado contra a desvalorização da mesma, acrescentando-lhe inovação noutras áreas: automóveis automáticos, Google Glass, balões de Internet, cuidados de saúde, pagamentos móveis através da Google TV, automação residencial e a sua rede social Google+, entre outras, concluiu.

Lusa

  • Jovem que morreu numa estância de esqui em Espanha sofreu um aneurisma
    1:26
  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira