sicnot

Perfil

Economia

Google muda estrutura corporativa e cria "Alphabet"

A empresa Google anunciou hoje que vai mudar a sua estrutura empresarial para melhorar a gestão e colocar os produtos da secção de investigação e desenvolvimento (I&D) sob um novo desígnio corporativo, que se chamará "Alfabeto" ('Alphabet').

Virginia Mayo

Num anúncio-surpresa, o chefe executivo "Alphabet", Larry Page, disse que esta será a "empresa guarda-chuva para o braço de tecnologia de pesquisa 'X Lab'", unidade de investimento do Google Ventures e operações de saúde e ciência, assim como para a unidade de pesquisa do Google, cujo CEO será o atual vice-presidente Sundar Pichai.

"Estamos a criar uma nova empresa, chamada 'Alphabet'. Estou entusiasmado por ter sido nomeado para CEO desta empresa, que irei comandar com a ajuda do meu parceiro Sergey, como presidente", disse Larry Page, explicando que a estrutura é "principalmente um conjunto de várias empresas", das quais a maior é a Google.

Alphabet Inc. irá substituir a Google Inc. como uma entidade de capital aberto, sendo que todas as ações da Google vão automaticamente ser convertidas em ações da 'Alphabet', com os mesmos direitos, informou Larry Page, explicando que a Google passará a ser uma subsidiária total da empresa 'Alphabet'.

Esta restruturação surgiu no momento em que os responsáveis receiam que o domínio Google tenha atingido o pico máximo e esteja a sofrer uma desvalorização pelos utilizadores, devido à falta de adequação do motor de pesquisa com a mudança das necessidades dos seus utilizadores.

A empresa Google foi durante anos líder do motor de busca na Internet, que, aliada à publicidade que havia nas suas páginas, se tornou num negócio bastante rentável.

Todas as empresas pertencentes à Google têm lutado contra a desvalorização da mesma, acrescentando-lhe inovação noutras áreas: automóveis automáticos, Google Glass, balões de Internet, cuidados de saúde, pagamentos móveis através da Google TV, automação residencial e a sua rede social Google+, entre outras, concluiu.

Lusa

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.